Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Catarina

Capela de Santa Catarina

O ponto de interesse Capela de Santa Catarina encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela maneirista de planta longitudinal simples, com coro-alto. Fachada principal em empena recortada, rasgada por portal de verga recta com friso e cornija, encimado por óculo circular. Alçados circunscritos por cunhais apilastrados e existência de sineira. Cobertura em falsa abóbada de berço em estuque e retábulo de talha dourada.

Planta longitudinal, rectangular, e sacristia rectangular, adossada em eixo, com cobertura indiferenciada em telhado de duas águas. Fachada principal, voltada a S. - SE., em cantaria, em fiadas pseudo-isódomas, com pilastras jónicas, molduradas, nos cunhais, sobrepujados por pináculos, rematada por frontão recortado sublinhada por cornija saliente, ornamentado por volutas e encimado por sineira ladeada por pináculos, albergando a imagem, em pedra, da padroeira. A sineira, de arco pleno, moldurado e decorado, assente sobre pilastras decoradas e enquadradas por volutas, está encimada por acrotério moldurado por dupla espiral onde assenta catavento de ferro. Portal de verga recta enquadrado por pilastras coríntias, molduradas, que suportam entablamento decorado onde assenta frontão triangular rematado por cruz moldurada e pináculos, com edícula no tímpano. O conjunto é sobrepujado por óculo circular. INTERIOR rebocado e caiado, tendo coro-alto, assente em trave de madeira, com parapeito da base e prumos em talha e balaustrada em crivaria. Tecto do sub-coro em caixotões, com molduras, em talha. Colateralmente pias de água benta. Altar-mor sobrelevado, com acesso por um degrau, apresenta retábulo em talha dourada, definido por colunas elicoidais revestidas por folhagens, frutos e aves, enquadrando trono que suporta a imagem do orago. O remate do retábulo apresenta brasão de família esquartelado, com as armas dos Moraes, dos Chaves, dos Pimenteis e dos Castros. Enquadram o retábulo portas rectangulares, com almofadas entalhadas, de acesso à sacristia, à esquerda, e ao confessionário, à direita. Pavimento em lajes de granito, e tecto estucado de perfil curvo sobre cornija pétrea saliente.

Materiais

Estrutura em cantaria granítica, com paramentos interiores rebocados e pintados, com vãos e cunhais em cantaria, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, altar e coro-alto em madeira, pavimentos em lajes graníticas, portas de madeira e com grelha metálica, tecto estucado, estrutura da sacristia em cimento armado, catavento de ferro.

Observações