Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Abitureiras

Igreja Paroquial de Abitureiras

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Abitureiras encontra-se localizado na freguesia de Abitureiras no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista e barroca. Igreja paroquial. Manuelino - portal de verga recta rodeado por moldura preenchida por finos colunelos com bases facetadas. Maneirista - espacialidade interna, púlpito de linguagem erudita, silhar de azulejos de padrão. Barroco - janelão da fachada de molduras recortadas, remate bolboso da torre sineira.

Planta longitudinal, composta por 2 rectângulos justapostos, correspondentes à nave e à capela-mor, a que se adossam o nártex a poente, vários anexos a N., a torre sineira e duas capelas a S.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 e 1 águas sobre a nave, capela-mor e anexos, em cúpula bolbosa sobre a torre sineira. Fachada principal virada a poente, rematada por frontão triangular e ladeada por cunhais apilastrados, com nártex no piso inferior rasgado por 5 arcos semicirculares apoiados em pilastras toscanas (3 na face anterior, 1 em cada uma das faces laterais), janelão com gradil rodeado por elaborada moldura no piso superior; ao fundo do nártex um portal de verga recta, enquadrado por moldura manuelina. Recuada em relação à fachada fica a torre sineira rasgada por ventanas semicirculares. Na fachada lateral S. destacam-se os volumes das capelas laterais e rasgam-se a porta lateral, encimada por janela, ambas de vão rectangular, e 1 janela idêntica no alçado da capela-mor, reforçado por contrafortes. No INTERIOR a nave única é coberta por tecto de 3 planos, em madeira. O coro alto profundo, sobreposto ao nártex e antecedido por antepara de colunas torsas, abre para a nave por arco redondo estribado em pilastras toscanas. Protegendo a porta principal um guarda-vento em madeira. A antiga capela baptismal ocupa o piso inferior da torre sineira. Para a nave abrem 2 capelas laterais com arcos semicirculares assentes em pilastras toscanas, cobertas por abóbadas de berço; a do lado N. mais profunda (c. 7,50x4m) é vedada por porta e guarda um retábulo em madeira marmoreada; a do lado S. (c. 2,50x4m), antecedida por teia em madeira, serve hoje de capela baptismal. A seguir 2 capelas pouco profundas, a do lado do Evangelho rematada por frontão triangular, com tela figurando o Calvário, a do lado oposto encimada por entablamento, enquadrando retábulo de estilo nacional, em talha dourada sobre fundo branco. Dos lados do arco triunfal 2 tábuas manuelinas, a do lado do Evangelho figurando a Anunciação, com as santas Luzia e Maria Madalena na predela, a do lado da Epístola o Pentecostes. No alçado lateral N., entre as 2 capelas, um púlpito de caixa quadrangular assente numa consola decorada com acantos e boleados, com antepara constituída por pilares estriados de ordem toscana. Um silhar de azulejos de padrão polícromo seiscentista rodeia a nave e a primitiva capela baptismal. No frontal do altar da capela menos profunda, do lado N., azulejos hispano-mouriscos de aresta e azulejos de ponta de diamante quinhentistas. Um arco triunfal semicircular sobre pilares toscanos dá acesso à capela-mor, coberta por abóbada de berço. Sobre o altar-mor um retábulo joanino em madeira entalhada e dourada sobre fundo branco, rasgado por tribuna fechada por tela representando Nossa Senhora da Conceição.

Materiais

Alvenaria de pedra, rebocada e pintada a branco. Molduras, colunas e arcos em cantaria. Pavimento em madeira e cantaria. Tecto da nave em madeira, cobertura em telha cerâmica.

Observações

*1 - no paramento exterior da torre sineira 2 estelas funerárias, colocadas em forma de mísulas, uma com uma dobadoura, a outra com uma roca e um fuso; segundo a tradição local, tratar-se-á de uma alusão a 2 tecedeiras que teriam fundado o templo, no séc. 14, conhecidas como as aventureiras. *2 - o pároco da freguesia era apresentado pelo prior de Mafra.