Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de Calvário de planta centralizada que denota um desenho erudito, de gosto italianizante, dentro dos esquemas sóbrios da tradição construtiva regional, com a utilização dos característicos pináculos piramidais a marcarem os ângulos da construção. A concepção erudita, de planta centralizada, e pelas imagens existentes no seu interior, com realce para o Senhor da Coluna e o Ecce Homo, da escola granadina (atribuídos a José Risueño).
Capela de planta centralizada, quadrada, a que se adossam lateralmente os volumes dos nichos e, no topo, o volume da capela-mor. Coberturas diferenciadas em domo na nave e em terraço na capela-mor. Alçado principal orientado a E., de um pano rematado por cornija e platibanda com pináculos piramidais nos ângulos. Cobertura rematada por elementos rochosos. Portal de cantaria de verga recta, a que se acede por degrau, encimado por óculo circular. Cunhais com blocos de cantaria irregular salientes. Alçado S. de um pano, cego, de esquema idêntico ao do alçado principal, tendo adossado o volume de um nicho lateral, cego, encimado por empena triangular rematada por pináculo piramidal truncado. Alçado N. idêntico ao alçado S.. Interior de nave única coberta por abóbada. Lateralmente rasgam-se nichos de alvenaria em arco de asa de cesto, com molduras de argamassa, em que se guardam as imagens do Senhor Jesus dos Passos, da banda do Evangelho, e de Nossa Senhora das Dores, da banda da Epístola. Capela-mor com arco de volta perfeita assente em pilastras e revestido de madeira por elementos entalhados. Altar com camarim envidraçado onde se guardam as imagens do Senhor Crucificado, do Senhor da Coluna e do Ecce Homo.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, pavimento de soalho, talha
Observações