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Museu de Arte Sacra

Museu de Arte Sacra

O ponto de interesse Museu de Arte Sacra encontra-se localizado na freguesia de Mértola no municipio de Mértola e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista, proto-barroca, popular, vernácula. Igreja de Misericórdia, onde são patentes na austeridade dos volumes caiados as constantes da arquitectura vernácular de feição regional, patenteando em alguns elementos secundários de cantaria, uma feição mais erudita, como sejam a janela manuelina do alçado E., o portal maneirista adornado com filacteras e enrolamentos, a N. e na concepção mais elaborada do alçado principal, com cunhais salientes, portal de verga recta adintelada, empena e campanário rematado por frontão triangular, revelando já no aproveitamento das sombras projectadas pelas cornijas, frisos e restantes elementos de argamassa relevada que anunciam já futuras soluções desenvolvidas em profundidade pelo barroco.

Planta longitudinal, orientada, composta pela igreja de espaço único a que se adossa a S. a sacristia e a N. as dependências anexas. Volumes articulados, cobertura diferenciada em telhado de duas águas na Igreja e numa das dependências e de quatro águas na sacristia e numa das dependências. Fachada principal de dois panos correspondentes ao corpo da igreja e ao campanário; corpo da esquerda definido por cunhais munidos de bases e mísulas molduradas; remate em empenha com cornija e beirado; portal de verga recta com moldura de argamassa, encimado por cruz de argamassa e sobrepujado por janela com moldura de argamassa; à direita adossa-se o campanário em espadana, tendo na base uma porta entaipada com moldura de argamassa; olhal em arco de volta perfeita assente em cornija e remate superior em frontão, onde se insere um brasão gravado no reboco, coroado por catavento de ferro forjado. Alçado S. de um pano, com dois registos, sendo o inferior correspondente ao pano de muralha em alvenaria de pedra irregular, aparente, e o superior rebocado e caiado; remate superior em beirado, sendo o registo superior rasgado por uma fresta e uma janela de sacada com moldura de cantaria e gradeamento de ferro; várias aberturas para a fixação de andaimes. Alçado E. com dois registos, correspondendo o inferior ao pano de muralha, em alvenaria de pedra irregular, aparente, e o superior rebocado e caiado; remate superior com beirado, destacando-se ao centro a empena do corpo do camarim; à esquerda rasga-se uma janela com moldura de cantaria com chanfres, com o remate inferior com relevos geométricos, e à direita uma janela; o alçado é pontuado de pequenas aberturas para a fixação de andaimes. Alçado N. de 3 panos, o 1.º correspondente à nave rasgado por arco de volta perfeita, cego, onde se insere uma porta entaipada com moldura de cantaria com verga recta; o 2.º pano corresponde a um volume destacado com uma fresta na face N. e uma janela na face O., sobre um amplo arco abatido; remate em beirado; o 3.º pano corresponde ao volume de uma dependência de dois registos, sendo o inferior ao nível do pano de muralha, rebocado, rasgado por um arco de volta perfeita com moldura de cantaria; sobre ele pedra de armas do reino, enquadrada por composição de volutas e enrolamentos de folhas de acanto; este portal tem acesso por rampa calcetada, aberta na muralha; registo superior rebocado e caiado, rematado por empena e rasgado por janela a N. e a O. por porta simples porta precedida por degrau; no ângulo NO. deste dependência o volume adossado de um dos Passos de Mértola ( v. 0209040022 ) com fachada virada a O. aberta por vão rectangular, vazio, e remate em frontão ladeado de pináculos. INTERIOR: nave única coberta por abóbada de berço que arranca de cornija; pavimento em tijoleira que se eleva em três degraus definindo a capela-mor; portal encimado por janela, tendo à esquerda de quem entra pia de água benta de cantaria; na parede do lado da Epístola rasga-se a porta do púlpito com moldura de cantaria chanfrada e a porta da sacristia com moldura de cantaria; do lado do Evangelho rasga-se porta de acesso às dependências. Altar-mor de alvenaria com túmulo do Senhor morto, revestido interiormente por pinturas murais representando uma vista fantasiosa da cidade de Jerusalém, resguardado por grade de madeira com balaústres pintados; banqueta de madeira policromada simulando embutidos de mármores coloridos numa composição de enrolamentos de folhas de acanto; sacrário de madeira pintada e dourada de formato paralelepipédico com porta decorada por custódia recortada, enquadrada por duas colunas e encimado por composição vegetalista muito estilizada; camarim em arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras onde se destaca crucifixo de madeira policromada, ladeado por duas portas, sendo a da direita um armário e a da esquerda, precedida por um degrau, o acesso ás escadas que conduzem ao camarim. Sacristia coberta por dois tectos de madeira de quatro águas, com lavabo de cantaria.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portais e elementos secundários de cantaria, telhado em telha de canudo, caixilharias de madeira; pavimento de tijoleira, paredes rebocadas e caiadas, tectos em abóbada rebocada e caiada e de madeira, mesa de altar, grade de madeira policromada e sacrário de talha dourada e policromada.

Observações