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Palácio das Necessidades

Palácio das Necessidades

O ponto de interesse Palácio das Necessidades encontra-se localizado na freguesia de Estrela no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Complexo arquitetónico formado por igreja, convento masculino e paço real construído entre 1743 e 1752, segundo projeto atribuído a Caetano Tomás de Sousa, que terá seguido o traço original para o palácio de Giovanni Servandoni. Exemplar de arquitetura barroca joanina, onde é visível a influência dos modelos italianos que marcam a produção arquitetónica de patrocínio régio deste período. Apresenta uma planta complexa, resultante da articulação de vários corpos que se articulam em torno de dois pátios quadrangulares, organizando alas sensivelmente retangulares, num conjunto de volumes paralelepipédicos escalonados. Tem fachada principal virada a sul, constituída por três corpos do palácio, delimitados por pilastras, nos quais se contam vinte e quatro janelas de peito no piso térreo e outras tantas de sacada, coroadas com ática, no andar nobre, e pela fachada principal da igreja, precedida de galilé. Nesta fachada destaque-se as estátuas pétreas de São Paulo e de São Pedro, assinadas, respetivamente, por José de Almeida e Alessandro Giusti, que flanqueiam a porta principal encimada por um relevo de mármore figurando Nossa Senhora das Necessidades, e, no segundo registo, ladeando a janela iluminante do coro, em dois nichos, as estátuas de São Filipe de Néri e São Francisco de Sales, também da autoria de Alessandro Giusti.

Planta poligonal, composta, complexa, onde se podem todavia reconhecer dois pátios quadrangulares, em torno dos quais se organizam alas sensivelmente retangulares, resultando um conjunto de volumes paralelepipédicos escalonados, com cobertura telhada a duas águas, articulados nos ângulos. A fachada principal principal, a sul, é constituída por três corpos do Palácio delimitados por pilastras, nos quais se contam vinte e quatro janelas de peito no piso térreo e outras tantas de sacada, coroadas com ática, no andar nobre, e pela fachada principal da igreja que avança relativamente à demais. Precedida por galilé, acede-se à igreja através de uma porta encimada por um relevo de mármore figurando Nossa Senhora das Necessidades e flanqueada por dois nichos albergando estátuas pétreas de São Paulo, à direita, e de São Pedro, à esquerda, obras assinadas, respetivamente, por José de Almeida e Alessandro Giusti. Sobre a galilé o terraço é delimitado por balaustrada; o segundo registo da fachada da capela apresenta, ladeando a janela iluminante do coro, dois nichos com estátuas representando São Filipe de Néri e São Francisco de Sales, também da autoria de Alessandro Giusti. A torre barroca, de secção quadrada, ostenta quatro ventanas sineiras e é adornada com fogaréus nos remates dos prumos angulares. INTERIOR: transposto o arco de cantaria do segundo corpo da fachada principal acede-se ao pátio central, ou das Palmeiras, de planta quadrada, para o qual abrem as faces interiores das alas do palácio. Nestas, rasgam-se oito janelas no piso nobre, à exceção do lado norte, onde se contam apenas quatro janelas, e em cujo piso térreo se abrem três arcos de acesso a um corredor, de onde partem escadarias, em dois lanços quebrados e muros decorados com painéis de estuque, conducentes à galeria. Na galeria observam-se três arcadas assentes em colunas de madeira dourada, quatrigeminadas, com fustes canelados e capitéis dóricos. No piso nobre encontram-se, ainda, a Sala dos Embaixadores (antiga Sala de Jantar), cujo teto apresenta pintura ornamental de temática vegetalista; o Salão de Jantar, ou de Receção, compartimento retangular, com tribuna para orquestra assente em oito colunas ornadas com grupos escultóricos alegóricos e emblemas heráldicos reais; a Antecâmara Amarela e a Sala dos Secretários, ambas decoradas com estuques relevados e dourados; o Gabinete do Ministro (antigo Quarto da Rainha), cujas portas apresentam emolduramento de mármore rosa e o teto estuques relevados patinados a ouro; a Sala de Espera (antiga Sala dos Sofás Verdes), cuja decoração mural simula mármore verde; a Sala de Bilhar, decorada com pinturas ao gosto neopompeiano; a Sala do Trono, em cujo teto, de caixotões (estuque dourado e pinturas ornamentais), se observa, no centro, uma pintura a óleo; a Sala do Protocolo (antigo Quarto de D. Carlos), revestido a talha em madeira de carvalho ao gosto neorrenascença (executado por Frederico A. Ribeiro, 1905); a galeria da antiga Biblioteca Real, a denominada Sala de Trabalho e a Biblioteca, compartimentos, todos eles, decorados com madeiras exóticas entalhadas, observando-se na Biblioteca a talha proveniente da demolida (1878) Sala dos Reis do mosteiro de Santa Maria de Belém e que Leandro Braga adaptou a esta divisão do palácio. No Largo das Necessidades ergue-se um chafariz monumental constituído por vasca calcária quadrilobada em cujo centro pontua um obelisco de mármore com quatro carrancas de bronze. A Tapada, a norte do palácio, possui variadas espécies vegetais exóticas, algumas construções, designadamente a Casa do Regalo e também obras de escultura.

Materiais

Alvenaria mista, alvenaria de tijolo, mármore, azulejos, madeira, estuque, vidro, bronze

Observações

*1 - DOF: Conjunto do Palácio das Necessidades, abrangendo todo o edifício conventual, da Ordem de São Filipe de Néri (dos Padres do Oratório), da torre e da capela, os jardins e o respectivo parque, com elementos escultóricos e decorativos, e ainda fachada palaciana, incluindo a fonte monumental, datada de 1748 e situada no largo ajardinado em frente da capela.