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Museu Nacional dos Coches

Museu Nacional dos Coches

O ponto de interesse Museu Nacional dos Coches encontra-se localizado na freguesia de Belém no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura desportiva, neoclássica. Antigo picadeiro real depois adaptado a museu, de planta rectangular simples, com fachada principal de gosto classicizante e apalaçado, evoluindo em dois pisos e com três panos de disposição simétrica, o inferior em silharia fendida, dando o ar rusticado, típico da arquitectura romana, possuindo, ao centro, três colunas toscanas, que sustentam a sacada corrida do piso superior, marcando a zona nobre, para onde abrem amplas portas-janelas rectilíneas, correspondentes a três portões inferiores em arcos de volta perfeita. Os panos laterais apresentam janelas de peitoril em arco abatido no piso inferior e janelas de sacada, rectilíneas, no superior. As fachadas são flanqueadas por duas ordens de cunhais em cantaria, em silharia fendida, encimados por gárgulas, e rematam em friso e cornija. Interior marcado por vestíbulo estreito que acede à escadaria e ampla sala, que mantém o esquema do antigo picadeiro, com o pé-direito ocupando os dois pisos, rodeada por galeria de circulação, a inferior marcada por arcos de volta perfeita e abatidos, em cantaria de silharia fendida, e a superior rasgada por vãos arquitravados, assentes em colunas toscanas e com guarda balaustrada, permitindo a distribuição dos espectadores. Escadaria de dois lanços, com guarda plena, possuindo paredes em cantaria apainelada, rasgada, no patamar por portas em arco abatido, de acesso à galeria e a dependências administrativas. Antigo picadeiro real, um dos únicos que chegou completo aos nossos dias, adaptado, no início do séc. 20, a museu de carruagens de gala, constituindo a melhor e maior colecção de coches da Europa. Possui no seu interior um conjunto notável de carruagens de gala e elementos de arreios, bem como uma galeria de retratos dos reis da Dinastia de Bragança, alguns datáveis do séc. 17. O edifício mantém a sua estrutura, com algumas alterações que não adulteraram a visão de conjunto, possuindo uma fachada principal classicizante, cuja nota dissonante consiste na introdução de um quarto pano no lado esquerdo, que altera a simetria do conjunto, mas cujos vãos são semelhantes aos centrais. Nestes, destacam-se as modinaturas, algumas côncavas e/ou recortadas, as do andar nobre volutadas superiormente, abrindo para sacadas sustentadas por mísulas decoradas por elementos côncavos; nas vergas das janelas que abrem para a sacada corrida, surgem elementos tipicamente clássicos, na forma de figuras femininas com drapeados e elementos fitomórficos, destacando-se, pela sua qualidade de talhe, as carrancas que fecham os portais de acesso ao imóvel. O piso superior remata em friso, o qual é, na zona central, de inspiração dórica-toscana, com as métopas lisas. No interior da sala principal, destaca-se a pintura mural, com três composições alegóricas, no tecto plano, tipicamente neoclássicas, alusivas ao Reino e ao poder da Família Real, prolongando-se nas sancas e paredes de topo, na forma de grotesco e figuras híbridas, que enquadram pequenos medalhões a "grisaille", onde se representam cavaleiros. As galerias são ritmadas por vãos de distintas dimensões, criando, no piso inferior, uma alternância de arcos de volta perfeita e arcos abatidos, que constrastam com o sistema arquitravado do piso superior, sustentado por colunas de fuste liso e capitéis coríntios dourados. O anexo, construído no séc. 20, procura seguir o esquema da sala principal, com janelas no piso superior, resultando num interessante complemento da mesma. No interior, destaca-se o vestíbulo com um conjunto de arcadas abatidas e o vão de acesso à escadaria, flanqueado por pilastras, que terminam em quarteirões, decorados com motivos fitomórficos, numa clara aproximação ao esquema das mísulas que suportam as sacadas exteriores. A escada, de dois lanços é totalmente apainelada e apresenta colunas de arranque tronco-piramidais invertidas, ornadas por folhagem, num esquema pouco comum. No topo, as portas apresentam esquemas de inspiração barroquizante, com molduras recortadas e ornadas por folhagem, criando sobreportas com o mesmo tipo de decoração, constituindo os únicos elementos de cariz barroquizante do edifício.

Planta rectangular simples, de disposição horizontalista, com coberturas... O edifício evolui em dois pisos, com o piso inferior marcado por silharia fendida, dando aspecto rústico, sendo o segundo piso rebocado e pintado de rosa. As fachadas são flanqueadas por cunhais em silharia fendida, onde se implantam duas gárgulas, de perfil volutado, e são rematadas por friso, sobre as janelas centrais da ordem dórico-toscana, e cornija. Fachada principal, voltada a S., de disposição tripartida, aparentemente simétrica, a partir de um corpo central, tendo, no lado esquerdo, um quarto pano. Ao centro, três portais em arco abatido, sustentados por pilastras toscanas, assentes em plintos galbados e flanqueados por outras duas de maiores dimensões, que suportam o friso de remate, possuindo falsa pedra de fecho, formada por carrancas antropomórficas, rodeadas por acantos e enrolamentos; são protegidos por portas de duas folhas de madeira almofadada, pintadas de verde. Os portais são protegidos por pequeno alpendre assente em quatro colunas toscanas, sustentadas por plintos paralelepipédicos, sobre a qual evolui um friso com a inscrição em bronze "MUSEU NACIONAL DOS COCHES", e uma sacada corrida para onde abrem as três janelas rectilíneas do segundo piso, com molduras de cantaria, flanqueadas por pilastras toscanas e possuindo, na verga, elemento decorativo com face antropomórfica, drapeados e motivos vegetalistas; no espaço entre as janelas, surgem apainelados em negativo, dinamizando a fachada. Cada um dos panos laterais possui seis vãos, correspondentes, no piso inferior, a três janelas de peitoril em arco de volta perfeita, com molduras simples, surgindo, no superior, três janelas de sacada, com bacia em cantaria, assente em mísulas ornadas por elementos côncavos, com guarda metálica, em ferro forjado pintado de verde, formando um padrão vegetalista estilizado, encadeado por motivos geométricos; para a sacada, abrem portas-janelas de verga recta e moldura côncava, com volutas e acantos na zona superior. No lado esquerdo, o quarto pano é formado por duas ordens de vãos, flanqueados por duas ordens de pilastras toscanas, surgindo, no piso inferior, um portal em arco de volta perfeita, assente em duplas pilastras e com fecho em forma de carranca antropomórfica, ladeada por enrolamentos e folhas de louro; o vão é protegido por portadas de madeira e grades de ferro, onde surge a data "1829"; no piso superior, janela de sacada semelhante às anteriores, mas com a bacia assente em consolas concheadas e verga recortada, ornada por pingentes. Fachada lateral esquerda parcialmente adossada aos jardins do Palácio, rasgada, no piso superior, por janelas de verga recta e molduras simples. Fachada lateral direita virada a E., dividida em cinco panos, de dimensões distintas, o do lado esquerdo rasgado, no piso inferior, por dois portais em arco abatido e moldura de cantaria, e por duas janelas de peitoril, com o mesmo perfil, com molduras de cantaria simples. No piso superior, quatro janelas de sacada senelhantes às da fachada principal. Os panos seguintes vão-se adaptando ao desnível do terreno, tornando-se o piso inferior num simples embasamento, todo ele cego, surgindo, no piso superior, oito janelas de varandim, com guarda metálica e ostentando falsas mísulas, com molduras semelhantes às da fachada principal. Fachada posterior parcialmente adossada. INTERIOR composto por pequeno vestíbulo rectangular, com paredes rebocadas e pintadas de vermelho, tecto plano, rebocado e pintado de branco, de onde se dependura o sistema de iluminação, com vários projectores, e pavimento em lajeado de granito. No lado esquerdo, surge uma pequena dependência, destinada aos seguranças, surgindo, na zona frontal, uma arcada de três arcos abatidos, sustentados por pilares toscanos, que dão acesso a uma pequena loja. No lado esquerdo, um vão de verga recta e moldura de cantaria dá acesso à principal sala de exposições, uma dependência ampla, com a zona inferior em silharia fendida, rasgada, lateralmente, por vinte vãos, alternando em arcos de volta perfeita e abatidos, que acedem a estreita galeria de circulação, excepto dois no lado direito, que acedem à dependência anexa. O piso superior forma ampla galeria de circulação, criada, nas alas laterais por vinte vãos arquitravados, assentes em colunas de fuste liso com marmoreados fingidos a imitar calcário vermelho e capitéis coríntios, dourados, assentes em altos plintos paralelepipédicos, que constituem os acrotérios da guarda balaustrada. O topo N. tem o piso inferior cego, sendo o oposto rasgado por três vãos, o central rectilíneo e os laterais em arco abatido, surgindo, nos pisos superiores três vãos rectilíneos, de dimensões distintas, flanqueados por colunas semelhantes às das alas laterais, surgindo encimados por janelas rectilíneas bífidas, com capialço. O pavimento é em lajeado de calcário, sendo o tecto plano, pintado com três painéis ovalados, representando a "Fama" com um escudo ostentando as armas portuguesas, acompanhada por quatro figuras femininas, que representam as Quatro Partes do mundo, surgindo, ao centro, "A Paz do Reino", rodeada pelas Virtudes "Generosidade", "Liberalidade", "Esperança" e "Afabilidade"; a última alegoria representa a "Guerra" e a supremacia militar, na forma de uma quadriga puxada por leões, seguido pela "Vitória". Os frisos e a sanca ostentam elementos a imitar grotesco, que envolvem figuras de cavaleiros em "grisaille", a mesma tonalidade dos pequenos medalhões alusivos às Artes, que enquadram as três alegorias principais. A galeria do lado O. é rasgada por várias portas-janelas, que possuem, nos vãos, silhares de azulejo policromo em pedra torta, criando um painel central recortado e ornado por acantos, contendo motivos fitomórficos. Nesta dependência, encontram-se vários coches expostos, constituindo o principal núcleo da colecção do Museu. A sala anexa é rectangular e ampla, com as paredes rebocadas e pintadas de vermelho, tendo os pisos separados por frisos de cantaria, com pavimento do mesmo material e tecto em vigamento de asnas. É rasgada por vários vãos no piso superior, rectilíneos e com duplas molduras de cantaria, protegidos por varandim balaustrado. Nesta, surgem vários coches, liteiras e carruagens. No centro do vestíbulo, rasga-se um arco abatido, com fecho saliente e flanqueado por pilastras de fuste toscano, encimadas por quarteirões ornados por motivos vegetalistas, que se repetem nos seguintes, ligados por friso de óvulos. Este permite ligação à escadaria de acesso ao segundo piso, em cantaria e de dois lanços, com patim inferior coberto por abóbada abatida e apainelada e com guarda plena de cantaria, também apainelada, com colunas de arranque tronco-piramidais invertidas, ornadas por motivos vegetalistas e concheados. No patim intermédio, surge uma tela a representar a rainha D. Amélia. Tem cobertura plana, com sanca curva, rebocada e pintada de branco, sendo rodeada por janelas e portas em arco abatido, com molduras côncavas e recortadas, alteadas na verga, profusamente decoradas por motivos vegetalistas, surgindo, nas janelas, varandim balaustrado e, nas portas, duas folhas de madeira almofadada, encimadas por bandeira envidraçada. Uma das portas acede à zona superior da galeria e a pequenas dependências de exposição de peças relacionadas com a arte da equitação.

Materiais

Estrutura em cantaria de calcário, alvenaria mista e betão; modinaturas, gárgulas, sacadas, mísulas, frisos, cornijas, cunhais, embasamento, colunas, arcadas, guardas, pavimentos, escadaria em cantaria de calcário lioz; coberturas com pinturas murais; portas, caixilharias e cobertura da sala anexa de madeira; janelas com vidro simples; coberturas em telha.

Observações

*1 - DOF: Palácio Nacional de Belém e todo o conjunto intramuros, nomeadamente o Palácio, os jardins e outras dependências, bem como o Jardim Botânico Tropical, ex - Jardim - Museu Agrícola Tropical.