Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Instituto Bacteriológico Câmara Pestana

Instituto Bacteriológico Câmara Pestana

O ponto de interesse Instituto Bacteriológico Câmara Pestana encontra-se localizado na freguesia de Arroios no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura científica, oitocentista. Complexo hospitalar e laboratorial de investigação, com disposição pavilhonada, projectado e construído de raiz. Segue um esquema geral de influência francesa, reflectindo os modelos desenvolvidos naquele país, que se traduzem em edifícios sóbrios e estritamente funcionais, com coberturas amansardadas e vãos de grandes dimensões, dispostos simetricamente, com molduras simples ou recortadas. Interior com soalho corrido à inglesa nas áreas administrativas, gabinetes e Biblioteca e o pavimento dos laboratórios em mosaico.

Conjunto de vários pavilhões *1, dispostos regular e simetricamente a partir de um edifício central, que se destaca pela sua altura e tratamento dos cunhais e remates. CORPO PRINCIPAL, antigo edifício da administração, de planta rectangular simples, evoluindo em três pisos, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, amansardada e rasgada por trapeiras rectilíneas. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, percorridas por soco de cantaria, com cunhais apilastrados da ordem colossal, tendo cada um dos pisos divididos por frisos de cantaria. Fachadas rasgadas por vãos dispostos de forma simétrica, todos eles rectilíneos e com molduras recortadas em cantaria, correspondendo, no piso inferior, a portas ou janelas de peitoril, que possuem meias-portadas exteriores de madeira pintadas de verde, e, nos superiores, a janelas de peitoril e ou de varandim, estas com guardas metálicas. As portas possuem duas folhas de madeira almofadadas, com bandeira vazada por envidraçado oval. O CORPO DO LADO ESQUERDO, antigo serviço de microbiologia e soros, é de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa vivo, com soco de cantaria, cunhais do mesmo material e os pisos divididos em friso de cantaria, rematadas em platibanda plena. Fachada principal virada a E., rasgada por portal central, ladeado por ladeado por seis janelas de peitoril e, nos extremos, duas bíforas, todas com peitoril de cantaria e verga pintada de branco, que se prolonga sobre os vãos, formando uma linha quebrada equidistantemente. O esquema repete-se no segundo piso, surgindo, ao centro, uma janela de peitoril. Na base, surgem vários respiradouros rectilíneos, que são constantes em todas as fachadas. Fachadas laterais e posterior com janelas rectilíneas, semelhantes às da fachada principal. Os CORPOS DO LADO DIREITO, correspondente aos antigos laboratório e biblioteca, formam dois volumes rectangulares, articulados por pequeno corredor de ligação, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas. O corpo virado a E. tem dois pisos e é semelhante ao do lado esquerdo, sendo o corpo posterior de um único piso, mas com pintura do mesmo tom e vãos com o mesmo perfil. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas, tectos planos e soalho corrido, à inglesa, nas áreas administrativas, gabinetes e Biblioteca, sendo o pavimento dos laboratórios em mosaico. Junto à escadaria de acesso ao piso superior surgem dois vitrais idênticos, com motivos ornamentais a envolver as figuras dos dois pioneiros da investigação bacteriológica e sa criação de institutos, Louis Pasteur (1822-1895) e Robert Koch (1843-1910). No piso superior localizam-se a biblioteca e o laboratório. Existem laboratórios, um anfiteatro com estrutura de ferro e cadeiras em madeira com embutidos e a enfermaria, com a sua subdivisão por divisórias em caixilharia de ferro e vidro, com um alpendre em ferro fundido para abrigo das visitas.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; cunhais, modinaturas, socos, balcões em cantaria de calcário; pavimentos de madeira; portas, portadas e caixilharias de madeira; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Observações

*1 - esta ficha tem correspondência à ficha de inventário da Universidade de Lisboa (UL): UL_IBCP_IM001.