Arquitectura religiosa, pombalina com fachada de raiz manuelina. Igreja da misericórdia de nave única, com capelas colaterais, coro-alto e capela-mor reactangular. Fachada coroada por frontão triangular. Portal de arco pleno encimado por pequeno conopial contendo duplo-arco mainelado, ladeado por pilastras e encimado por espécie de alfiz, e janelões em arco pleno, ambos os elementos contendo gramática decorativa manuelina reaproveitada e placada, constituída maioritariamente por grutescos. Decoração interior com azulejos e estuques de estilo pombalino, e talha. Os elementos manuelinos concentrados na fachada principal são pontuais e reconstruídos a partir das ruínas da fachada lateral S da Igreja da Misericórdia, destruída pelo terramoto e incêndio que se lhe seguiu, com reaproveitamento de materiais. Aqueles são maioritariamente grutescos (urnas, medalhões, máscaras, cornucópias, animais fantásticos, esfinges, tarjas, pássaros, taças e "putti"), vegetalistas:(acantos, aboboreiras e folhas de carvalho) e zoomórficos (aves, dragões e cães). A capela-mor manifesta um desenho arquitectónico, um sentido de composição e um peculiar modo de preenchimento dos espaços patente em obras de Jerónimo de Ruão, sendo que os capialços das janelas têm tratamento idêntico aos da capela-mor dos Jerónimos e da igreja da Luz.
Igreja de planta longitudinal de 2 rectângulos justapostos, composta por nave única e capela-mor a que se adossam sacristia, arrecadações, pátios laterais e corredor. Massa de volumes articulados, horizontalizante. Coberturas diferenciadas com telhados de 2 águas. Frontispício de aparelho "vittatum", virado a S., pilastras nos cunhais e coroamento de frontão triangular com tímpano vazado por óculo elíptico. Portal emoldurado por alfiz, com duplo arco mainelado com nicho inscrito, enquadrado por pilastras salientes facetadas, decoradas com relevos e com esculturas do Anjo da Anunciação e da Virgem em nichos, unidas por arco pleno, com grutescos nas ombreiras; superiormente, platibanda encimada por 2 esferas armilares e cruz da Ordem de Cristo. No tímpano, baixo-relevo figurando Nossa Senhora da Misericórdia. Janelões laterais enquadrados por colunas segmentadas, com grutescos nas ombreiras e nichos com imagens de santos. INTERIOR: Nave única com coro-alto sobre pilares de cantaria, silhar de azulejos marmoreados e estuques na abóbada; Baptistério no lado do Evangelho, 6 capelas colaterais e tribunas. As capelas têm arcos plenos e retábulos de tela envoltos por elementos vegetalistas e frontão contracurvado; a última do lado do Evangelho é mais profunda, figurando na tela a "Última Ceia" e no tecto pintura com Espírito Santo. Teia de madeira separa as capelas da nave. Púlpito de madeira no lado do Evangelho. Tecto em abóbada de berço, figurando "Triunfo de Nossa Senhora da Conceição". Arco triunfal pleno ladeado por 2 nichos com imagens de São Pedro e São Paulo. Capela-mor com paredes marmoreadas ritmadas por pilastras; portas e frestas superiores de capialços almofadados; retábulo de talha dourada; e abóbada de canhão em caixotões com almofadas geométricas. Sacristia de planta rectangular, dando para a rua a N. por estreito corredor e tendo adossado pequeno pátio quadrangular.
Materiais
Caixas murárias e cantarias de alvenaria de pedra de calcário de lioz; revestimentos interiores de mármore, azulejos, estuques e talha; pavimento de madeira e tijoleira; cobertura exterior de telha.
Observações
*1 - a simplicidade deste retábulo deve-se possivelmente ao facto de ter sido inicialmente uma capela lateral da anterior igreja, transformada em capela-mor após o terramoto. O vocabulário decorativo parece antecipar o estilo barroco, o que pode avançar a sua datação para uma época posterior à instituição da capela. *2 - quase todos os autores confundem esta com a Igreja da Conceição, para onde foram transferidos os freires da Ordem de Cristo quando os Jerónimos foram para Belém. *3 - as telas estão em mau estado de conservação, sendo numa delas impossível identificar com segurança a temática.