Portal de Cidadania

Casa de José Carvalho Araújo

Casa de José Carvalho Araújo

O ponto de interesse Casa de José Carvalho Araújo encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Casa abastada pombalina, integrado nos planos de reconstrução da zona da Baixa, de estrutura em gaiola, com estabelecimentos comerciais no piso térreo, dois pisos de habitação e águas-furtadas, com pequeno logradouro na fachada posterior. As fachadas seguem o esquema de uniformidade e simplificação arquitetónica, devido à necessidade de construir rapidamente, rasgada por vãos de verga recta a ritmo regular, os dos pisos superiores com janelas de sacada, tendo molduras recortadas, uma da fachada principal com perfil de inspiração borromínico. Interior com vestíbulo que acede por dois arcos ao piso térreo e às escadas de cantaria. Nas escadas e em algumas dependências, subsistem silhares de azulejos de padrão pombalino.

Planta em L irregular, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, rematadas em beiradas simples e interrompidas por seis trapeiras, três viradas a cada uma das fachadas viradas à via pública, com pequeno logradouro na fachada posterior. As fachadas evoluem em três pisos, em alvenaria rebocada e pintada de rosa, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas e seccionadas por pilastras colossais, interrompidas por frisos em cantaria que definem os vários pisos; rematam em frisos e cornijas. Os vãos apresentam molduras recortadas, algumas com pingentes, e as do primeiro piso prolongando-se inferiormente formando falsos brincos. Fachada principal virada a N., tendo em cada piso, sete vãos dispostos regularmente, no inferior com portal em arco abatido, ladeado por duas janelas com o mesmo perfil, ladeado por quatro janelas de peitoril, protegidas por grades. Os dois pisos superiores possuem janelas de sacada com guarda vazada em ferro forjado, as do intermédio com moldura recortada, decorada superiormente por florão, sendo as do piso superior rematadas por cornijas curvas, a central contracurva, com perfil de inspiração borromínica. Fachada lateral direita com dois panos, o do lado esquerdo com um eixo de vãos semelhantes aos da fachada principal, o inferior com porta de verga reta e os superiores com duas janelas de sacada. O pano do lado direito possui quatro vãos em cada piso, formando duas portas em arco abatido, uma delas com bandeira e ladeada por outras duas de verga reta; nos pisos superiores, janelas de sacada, semelhantes às da fachada principal. INTERIOR com vestíbulo de paredes e teto plano, rebocados e pintados. Possui dois arcos de cantaria, de perfil recortado, com fecho saliente e seguintes almofadados, prolongados por pingentes, o do lado esquerdo de acesso às dependências inferiores, com duas portas de verga reta; o do lado direito liga a escadaria em cantaria com as paredes pintadas formando apainelados de marmoreados fingidos, percorridas por silhares de azulejo, a imitar "ferronerie", com rodapés de padrão; tem guarda metálica e a caixa da escada é oluminada por ampla claraboia, com sancas côncavas e de apainelados também pintados. Algumas dependências possuem silhares de azulejod e padrão, surgindo, numa delas, painéis com medalhões ornados por motivos fitomórficos, unidos por festões e laçarias. O logradouro, elevado e com pavimento em tijoleira, possui canteiros elevados e bancos revestidos a azulejo de padrão.

Materiais

Paredes estruturais em alvenaria de pedra, rebocadas com argamassa de cal e areia; cunhais, pilastras, frisos, escadas e molduras dos vãos em cantaria calcária; portas e caixilharias de madeira; janelas com vidros simples; guardas das sacadas em ferro; silhares em azulejo; pavimentos em soalho; cobertura do logradouro em ladrilho cerâmico; cobertura exterior em telha cerâmica.

Observações

EM ESTUDO.