Arquitectura religiosa, maneirista e tardo-barroca. Capela de tradição maneirista, de planta quadrada de nave única, interiormente coberta por abóbada de berço, de caixotões e mal iluminada. Fachadas com pilastras toscanas nos cunhais e terminadas em friso e cornija; a fachada principal termina em empena truncada por sineira e é rasgada por portal de verga recta encimado por friso e frontão de volutas interrompido. Retábulo-mor tardo-barroco, de planta recta e três eixos, tendo a tribuna côncava. Estrutural e decorativamente, esta capela assemelha-se à capela de Santa Bárbara, em Felgar, no concelho de Torre de Moncorvo, (v. PT010409070029), ambas com fachada principal terminada em empena truncada por sineira, rasgada por portal encimado por frontão de volutas interrompido, com interior coberto por abóbada de berço formando caixotões, tendo florões nos encontros e pinturas murais alusivas ao orago. Na capela de Santo Cristo a decoração do retábulo-mor é também alusiva ao orago, possuindo na tribuna a representação do Calvário, nos eixos laterais painéis formando nichos com anjos sob baldaquinos, solução pouco comum, os quais seguram filacteras com a inscrição INRI fragmentada, e no remate do ático atributos do martírio de Cristo; o retábulo-mor deve ter sido reformado e apresenta elementos de talha reaproveitados. O frontal de altar, a imitar brocado, deverá datar da primeira metade do séc. 19.
Planta quadrangular, de volume simples e massa de predominante horizontal, com cobertura em telhado de duas águas em telha de canudo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa a cinzento, pilastras toscanas nos cunhais, encimadas por pináculos piramidais terminados em pinha, assentes em plintos paralelepipédicos, e terminadas em friso e cornija de cantaria de granito com as juntas pintadas de branco, sobreposta por beirada simples. Fachada principal terminada em empena, de friso e cornija, de cunhais horizontalizantes e truncada por sineira, em arco de volta perfeita, sobre pilares, terminada em empena contracurvada com volutas, inscrita com a data de 1743, coroada por cruz latina de cantaria, albergando sino. É rasgada por portal de verga recta terminada em pequena cornija, assente em pilastras toscanas, encimado por friso e frontão de volutas interrompido por elemento volutado coroado por cruz. Fachadas laterais e posterior cegas, a última terminada em empena coroada por cruz latina de cantaria. INTERIOR de paredes rebocadas e pintadas de branco, terminadas em dupla cornija de cantaria, intercalada por friso, ritmado por mísulas volutadas, onde se apoia cobertura em abóbada de berço formando vinte caixotões, definidos por molduras com encontros decorados por florões dourados, tendo pinturas murais representando cenas da Paixão de Cristo. Na parede do lado da Epístola surge pia de água benta. Pavimento em cantaria, com supedâneo acedido por vários degraus centrais, sobre o qual assenta o retábulo-mor, em talha policroma a bege, azul, e dourado, de planta recta e três eixos, definidos por pilastras decoradas com motivos fitomórficos e fénices nas interiores, ladeado por apainelados com elementos vegetalistas; no eixo central, abre-se tribuna de corpo côncavo, de perfil curvo, ladeada por apainelados sobrepostos por mísulas com imaginária e encimada por lambrequim e motivos fitmórficos, tendo o fundo pintado com panorâmica da cidade de Jerusalém, tendo fronteiro imagem do crucificado; nos eixos laterais surgem nichos com anjos segurando filactera com "IN" e "RI" inscrito, encimados por baldaquinos com lambrequim, assentes em florão e mísulas com atlantes; ático adaptado ao perfil da cobertura, composto por arquivolta e apainelados decorados com fragmentos de cornija e motivos fitomórficos, tendo ao centro dois anjos a segurar atributos do martírio de Cristo (coroa de espinhos sobreposta por pregos); banco de apainelados decorados com elementos fitomórficos, anjos e cartela central. Altar paralelepipédico, com frontal pintado a imitar brocado, marcando sanefa e sebastos, ladeado, no sotobanco, por armários de madeira com gaveta entalhada.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; portal, frontão, pilastras, pináculos, cruzes, abóbada e pavimento em cantaria de granito; retábulo de talha policroma e dourada; molduras dos caixotões da abóbada em estuque; pinturas murais nos caixotões; pintura sobre tela no retábulo-mor; cobertura exterior em telha de canudo.
Observações
As pinturas da abóbada estão fortemente deterioradas devido à humidade e à queima de velas no interior da capela.