Arquitetura de transportes e comunicações, do séc. 19. Ponte de ferro, de circulação rodoviária, ferroviária e pedonal, composta por dois tabuleiros metálicos, sustentados por um grande arco de ferro e cinco pilares. Os tabuleiros localizados em diferentes cotas, e como diferentes dimensões, em adaptação às margens do rio, possibilitam o acesso a diferentes pontos das cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Toda a estrutura é composta por vigas retas e parabólicas, preenchidas por outras verticais solidarizadas por outras ainda cruzadas ou perpendiculares. A construção da ponte jogou com o vale profundo em que se insere, através de dois tabuleiros, colocados a diferentes alturas e comprimentos. O concurso para a sua construção foi à data, no parecer da Junta Consultiva de Obras Públicas e Minas considerado "um dos mais notáveis entre os que ultimamente tem tido lugar no país, tanto pela grandeza da obra como pelo número e importância das casas construtoras que a ele concorreram". Destaca-se a semelhança desta com a Ponte de Maria Pia e com a Ponte Ferroviária de Garabit (Cantal) em França, pela estrutura de arco sustentando tabuleiro e pelo jogo de vigas.
Ponte em ferro de dois tabuleiros planos, a diferentes alturas e comprimentos, entre os quais se desenvolve grande arco central de suporte do tabuleiro superior e de sustentação do inferior. A amarração dos tabuleiros às margens é feita através de pegões-encontro em aparelho isódomo de cantaria. Os do tabuleiro superior, cegos, são rectangulares com remate em cornija moldurada, de dois registos escalonados separados por cornija. Os do tabuleiro inferior são tronco-piramidais com grande embasamento, remate em cornija moldurada e cunhais com perpianho. São vazados ao centro por arco abatido emoldurado por perpianho, apresentado no intradorso portal de metal, também em arco abatido. Sobre os arcos, nas faces voltadas às margens, placa de mármore com inscrição, e nas faces a jusante e a montante pedras de armas reais, com escudo emoldurado por grinaldas. Sobre os pegões-encontro do tabuleiro inferior elevam-se pilares de rótulo de ferro, tronco-piramidais, seccionados em três, que se ligam ao tabuleiro superior. Tabuleiro inferior de cinco tramos, os dos extremos delimitados pelos pegões-encontro, e os centrais definidos por quatro alças de ferro que partem do tabuleiro superior, atravessam o arco e terminam na parte inferior das vigas do tabuleiro inferior, sustentando-o. Os tramo do tabuleiro são constituídos por uma armação de duas vigas principais contínuas rectas, interligadas por vigas mestras dispostas verticalmente e solidarizadas por outras em X, e que constituem a própria guarda do tabuleiro. Este tem pavimento em asfalto separado por guardas de ferro vazadas, de passeios pedonais, com pavimento em chapa, que se desenvolvem lateralmente. Arco central com arranques a nascerem nos pegões-encontro de amarração do tabuleiro inferior e de espessura decrescente para o centro. Apresenta vão retangular definido por quatro curvas parabólicas paralelas, intercaladas por vigas mestras, formando quadricula. As laterais são atravessadas por uma outra parabólica articulada com vigas dispostas na diagonal e a superior e inferior são solidarizadas por outras em X. Tabuleiro superior de dez tramos, os cinco centrais coincidentes com os do tabuleiro inferior, os dos extremos, igualmente, delimitados pelos pegões-encontro de amarração do tabuleiro à margem e os restantes por dois pilares retangulares em aparelho isódomo de cantaria terminados em cornijas molduradas no lado do Porto e um pilar de rótulo de ferro tronco-piramidal, seccionado em três, com base de pedra no lado de Vila Nova de Gaia. Cada tramo do tabuleiro é constituído por uma armação de duas vigas principais contínuas retas, de vão retangular, interligadas por vigas mestras dispostas verticalmente e solidarizadas por outras em X. Tabuleiro com pavimento em asfalto e ladeado por passeios pedonais em cantaria, protegidos com guarda de ferro vazada, semelhante à do tabuleiro inferior, de onde partem os candeeiros de iluminação do tabuleiro, confrontantes e ligados superiormente, formando círculos decorativos nos ângulos. Sob a guarda desenvolve-se lambrequim recortado decorado com elementos fitomórficos.
Materiais
Estrutura em ferro na estrutura, pilares de suporte de tabuleiro, passeios e candeeiros; granito em pilares e pegões-encontro; mármore em placa com incrição; asfalto em faixas de rodagens.
Observações
Toda a estrutura é metálica e nela foram empregues cerca de três milhões e quarenta e cinco mil quilos de aço. *1 - Este anteprojecto serviu de base ao concurso e já previa os dois tabuleiros. *2 - O projeto de reabilitação da ponte prevê a substituição total da laje do tabuleiro, incluindo passeios, introdução de um sistema de travamento, reforço das vias, retificação de chapas deformadas e substituição das juntas de dilatação