Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora de Agosto

Capela de Nossa Senhora de Agosto

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora de Agosto encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedofeita no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Arquitectura religiosa, renascentista. Capela de planta rectangular, reconstruída no séc. 20. A proporção da fachada, o corte das nervuras, dos ornatos, dos cruzamentos e das cartelas é renascentista. Trata-se de um imóvel reconstruído na totalidade, após mudança de local. A abóbada desta Capela é considerada um exemplar único do estilo barroco. Retábulo-mor maneirista, de influência serliana.

Planta composta por nave e capela-mor rectangulares, de três frentes. Volumes simples com cobertura em telhado de quatro águas. A fachada principal voltada a poente para o Lg. do Actor Dias constitui um rectangulo ao alto, marcado ao centro pelo portal de entrada, de arco pleno entre colunas estriadas apoiando entablamento encimado por nicho em granito, onde se encaixa a imagem em barro de Nossa Senhora de Agosto. Sobre este, abre-se um grande janelão de cantos recortados. As duas fachadas laterais, apenas com uma pequena janela, são despojadas de qualquer elemento decorativo. O espaço interior da Capela é constituído fundamentalmente por uma grande nave rectangular com um tecto em forma de abóbada abatida em granito. Entre a nave e a capela-mor um arco triunfal pleno, sobre pilastras com altos pedestais e capitéis jónicos. Tecto da capela-mor em abóbada de canhão, apainelada em duas ordens, com rosas entre os caixotões de cantaria. O altar da capela-mor possui um retábulo de talha dourada, constituído por painéis ( oito pinturas em tábua emoldurada ), distribuídos em dois níveis, rematados ao eixo por um frontal. As pinturas representam: "Anunciação", a "Visita dos Reis Magos", "Visita de Santa Isabel", "Natividade", "Jesus entre os Doutores" e "Fuga para o Egipto". Todo este conjunto de feição renascentista julga-se de origem flamenga. Ressalta deste conjunto o nicho em talha de estilo rococó.

Materiais

Paredes exteriores em granito rebocadas; Embasamento exterior em granito; Paredes interiores rebocadas com acabamento a estanhado; Tecto da capela-mor em caixotões; Tecto da nave em granito; Portal em granito; Caixilharias de madeira; Pavimento; Guarda do espaço fronteiro à Capela em ferro forjado.

Observações

A capela existiu originalmente instalada no edifício do antigo celeiro do Cabido. Julga-se que o retábulo, pelas afinidades com o painel da Igreja da Misericórdia do pintor Diogo Teixeira, será atribuído às oficinas do mesmo. Outros painéis são referidos como da autoria de Francisco Correia. Lê-se uma inscrição num friso do portal da entrada que refere a data de 1853 como a da sua reedificação. Alguns autores referem-na como falsa. Localizava-se antes da sua reconstrução em frente á entrada principal da Sé do Porto e a R. que as separava chamava-se de N. Senhora de Agosto. O imóvel conhecido por "Capela dos Alfaiates" deve-se ao facto da Confraria de Nossa Senhora de Agosto e Santo Bom Homem possuir como membros, exclusivamente profissionais da arte de Alfaiataria.