Portal de Cidadania

Casa dos Leite Pereira

Casa dos Leite Pereira

O ponto de interesse Casa dos Leite Pereira encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedofeita no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Casa nobre construída provavelmente no séc. 17, de planta em L, grande horizontalidade e composição simétrica, com fachadas de dois pisos e fenestração regular, com vãos retilíneos, correspondendo no piso térreo, destinado a serviços, a janelas jacentes, e no andar nobre a janelas de varandim, abrindo-se ao centro portal encimado por brasão de família. No inteior, pelo desenvolvimento da escadaria, bifurcada no eixo da composição, e término no vão do telhado percebe-se estarmos perante uma obra incompleta. Seria o actual piso do vão do telhado o piso nobre desta casa. Existe uma ligação à actual escadaria através da casa contígua na R. de S. Miguel. A pedra de armas é rodeada por volutas, grinaldas de flores e outros elementos vegetalistas de grande delicadeza.

Planta em L. de três frentes com dois pisos e aproveitamento do vão do telhado. Volume simples com cobertura em telhado de três águas, onde se destacam duas gateiras, uma sobre o portal principal e outra voltada para a Rua da Vitória. Fachada principal orientada a O. com pilastras nos extremos e friso saliente a separar os andares. Ao eixo da fachada, destaca-se portal de verga recta entre pilastras que suportam cornija, encimada pela pedra de armas dos Leites e Pereiras entre frontão curvo. Para cada lado do portal, abrem-se quatro postigos, rectangulares ou quadrados na sua maioria engradados. No piso superior, o andar nobre, a encimar o portal uma janela de duas folhas de verga recta. Para cada lado quatro janelas todas iguais, de sacada, com grade e moldura de granito. A fachada N., de um piso, dado o declive da Rua das Taipas, apresenta apenas uma porta de acesso ao 2º piso e uma janela. A fachada S. de grande altura apresenta no 1º piso três postigos engradados e no piso superior alinhados com estes três janelas de guilhotina. No interior, destaca-se a partir do portal principal brasonado, um grande átrio de entrada, com uma escadaria bifurcada de acesso à sucessão de salas do piso superior. No patamar central um nicho. Sobre a escadaria uma clarabóia, no vão do telhado.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo interior e exterior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; caixilharias de madeira pintada; revestimento a chapa ondulada pintada nas empenas das mansardas; revestimento de pavimentos interiores a soalho de madeira no piso nobre e betonilha no piso inferior; guardas e grades em ferro forjado.

Observações

Esta casa encontra-se extremamente degradada. O segundo piso chegou a ter zona de fabrico de bombas e pequena fundição ligada à ourivesaria. As adaptações efectuados pelos ocupantes, apesar de dissonantes, não são irreversíveis. No piso térreo anteriormente à firma actual, esteve instalada a Drogaria Pinheiro. Esta casa constitui uma construção incompleta, como se constata pelo tratamento e desenho da escadaria principal. Existe uma rampa em granito desde a R. de S. Miguel até ao piso térreo, que constituiria a entrada dos cavalos para o actual logradouro coberto (antiga cavalariça), exactamente no acesso à casa contígua. Estranha ocupação do lote pela construção.