Espaço verde de recreio. Jardim público romântico. Jardim romântico de planta triangular, com amplo canteiro relvado, limitado por plátanos.
Jardim de planta triangular não vedado. Do lado O. possui um gradeamento apoiado num murete de granito orientado a O.. Este murete apoia-se num muro de suporte com grande altura que apresenta mais de uma dezena de arcadas cegas. Estas, dado o declive da Cç. das Virtudes apresentam uma altura decrescente. A toda a extensão do murete um canteiro relvado com duas esculturas, interrompido apenas por um acesso suave em escada. A limitar, um alinhamento contínuo de altos plátanos. Entre cada uma delas um banco de granito. Para E. da rua que atravessa o jardim desenvolve-se uma área recentemente empedrada com algumas novas árvores. A S., no vértice do triângulo, pequena construção de r/c em granito aparente serve de apoio ao jardim.
Materiais
Percursos em lajeado de granito e saibro; gradeamento em ferro pintado sobre muro de alvenaria de granito aparente; bancos em granito; degraus em granito da escadaria do jardim.
Observações
Rodrigo António de Abreu e Lima era juiz da Alfândega e Inspector da Marinha do Douro. Este 1º paredão tinha problemas de estabilidade pelo que depois de ruir, foi construído o actual por iniciativa de Francisco de Almada e Mendonça, Corregedor e Provedor da Comarca do Porto e Inspector das Obras Públicas (1786). As duas esculturas são da autoria do escultor Gustavo Bastos, uma do ano de 1993 e a dos "Cavaleiros" de 1990.