Arquitetura religiosa, pombalina. Igreja de planta longitudinal, de nave única. Alçado principal a S., organizado num único corpo, lateralmente delimitado por cunhais de cantaria, vazado a eixo pelo portal, com moldura de cantaria com decoração constituída por motivos geométricos e elementos vegetais e articulado com janelão, sendo o frontão sobrepujado de cruz.
Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhados a duas águas. O acesso ao templo faz-se por seis degraus que terminam em patamar formando um pequeno adro. O alçado principal, a S., organiza-se num só corpo, lateralmente delimitado por cunhais de cantaria, vazado a eixo pelo portal, com moldura de cantaria e ática ornamentada,sendo a decoração constituída por motivos geométricos e elementos vegetais e articulado com janelão. As pilastras, colocadas duas a duas, servem de remate à arquitrave, coroada de acrotérios flamejantes e frontão com tímpano, e nele, óculo iluminante, sendo o frontão sobrepujado de cruz. O interior, de nave única, é coberto por abóbada de berço ornamentada com quadrelas de estuque, sendo as do centro envidraçadas. O corpo do templo apresenta os muros laterais guarnecidos de lambril de azulejos polícromos, no estilo de "D.Maria I" e vazados por um altar ladeado por duas portas de emolduramento simples de cantaria. Adossado à face interna da fachada principal observa-se o coro-alto, ladeado por painel de azulejos de temática devocional, polícromos, no estilo de D.Maria I. A capela-mor, rectangular e coberta por abóbada de berço, tem acesso por arco de pilastras de mármore rosa com capitéis coríntios de mármore branco (sobre ele janela com vitral moderno) é iluminada por duas janelas por lado, formando tribunas com ombreiras, remates e varandas de pedra. A cada uma corresponde no plano baixo uma porta. O altar-mor,com trono, no estilo do final do século XVIII, apresenta entre dois nichos as imagens de S.José e Santo António, e um retábulo de camarim albergando uma imagem do Orago da paróquia de madeira policromada e estofada.Lojas: O edifício que se encontra adossado ao lado esquerdo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, faz gaveto entre a Rua da Vitória e a R. do Ouro.O alçado principal a S., organiza-se num só corpo. Estando o rés-do-chão ocupado por lojas, o edifício apresenta sobre estas,mezaninos, e sobre estes, três andares, com janelas de peito. O último piso tem águas furtadas, com janelas de guilhotina.Na fachada lateral a E., o edifício organiza-se num só corpo, com lojas no rés-do-chão, mezaninos sobre estas, sendo que no primeiro piso se encontram nove janelas de sacada.O edifício apresenta ainda mais dois andares mas apenas com nove janelas de peito. Por cima, apresentam-se quatro águas furtadas com janelas de guilhotina. O corpo que se encontra adossado ao lado direito da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, faz gaveto entre a Rua do mesmo nome e a Rua do Crucifixo. Do lado da Rua da Vitória, a S., o edifício organiza-se num só corpo. Com três andares mais um, no primeiro andar apresenta uma janela de sacada entre duas janelas de peito, sendo que as janelas dos outros pisos são também de peito.As águas furtadas apresentam janelas de guilhotina. Do lado da Rua do Crucifixo, a O.,o rés-do-chão está ocupado por lojas. O primeiro piso deste alçado, apresenta três janelas de sacada , tendo os últimos pisos apenas janelas de peito.Termina com três águas furtadas com janelas de guilhotina.
Materiais
Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, azulejos, madeira pintada e dourada
Observações
*1 - o nome de António Vieira foi altamente conceituado, tendo-se tornado Presidente da Assembléia Geral do grémio na classe patronal de papelaria. A Papelaria da Moda é a casa que possui maior e maior número de representações estrangeiras em Portugal.