Arquitectura residencial, barroca. Palácio, caracterizado por soluções arquitectónicas severas e de natureza robusta, sobretudo ao nível do tratamento das fachadas, animadas por vãos de morfologia simples, ou da planimetria interior, dominada por amplos espaços directamente comunicantes entre si. Além de se apresentar como exemplo da arquitectura civil de traça seiscentista articulado com tanque desenvolvido ao longo do alçado principal através de ponte.No seu interior em todas as salas do andar nobre, destacam-se os silhares de azulejos, de composição figurativa - cenas de caça, campestres, marítimas e militares, ou de composição ornamental - enrolamentos vegetalistas, festões de flores e frutos, ou ainda de padrão, policromos ou em monocromia azul de cobalto em fundo branco, da segunda metade do século 17 a finais do século 18. Colecção de espécies originárias das regiões tropicais e subtropicais com exemplares raros ou em vias de extinção ; destaca-se ainda, no piso térreo, a existência de dois painéis entalhados em madeira exótica, da autoria de Alípio Brandão, para a Exposição do Mundo Português.
Planta longitudinal composta pela justaposição de corpos rectangulares, volumetria escalonada e cobertura efectuada por telhados a 2, 3 e 4 águas articulados nos ângulos. De 2 pisos separados por friso de cantaria (contempla ainda outro piso correspondente a cave), com superfície murária em reboco pintado e abertura de vãos rectangulares com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a S., composto por 5 corpos ritmados por cunhais de cantaria, em que os extremos e o central se destacam em planta relativamente aos intermédios, também estes, em planos diferenciados. Do conjunto demarca-se o corpo axial, correspondente ao acesso principal e articulado com ponte de passagem sobre lago artificial implantado ao longo da fachada e delimitado, pelo lado do palácio, por platibanda em balaustrada - exibe piso térreo rasgado por arco em asa de cesto articulado com galeria que precede o acesso principal, definido por portal de verga recta sobrepujado de frontão triangular. Este corpo é ladeado por 2 corpos a O. e a E., em que o 1º se apresenta reentrante e articulado com terraço rectangular que avança até ao nível dos seus colaterais, e 2º ostenta uma galeria definida por 5 arcos de cantaria em asa de cesto, e tecto plano de madeira suportado por vigas assentes em mísulas. Os corpos intermédios, tal como os dos extremos, exibem janelas de sacada em ambos os pisos, que se apresentam articuladas, ao nível do andar nobre, com varandins metálicos de anel a meia altura e no piso térreo dos corpos extremos, com guarda em balaustrada de cantaria. No alçado posterior a N., observa-se fachada composta por 3 corpos separados por pilastras de cantaria animada em ambos os pisos por janelas de sacada iguais às do alçado S. e portal superiormente rematado por frontão triangular *2. INTERIOR: Com acesso pela entrada principal, sensivelmente coincidente com a entrada do alçado posterior, átrio de planta rectangular a partir do qual se distribui a compartimentação interna e se desenvolve do lado E., escadaria em cantaria de lanços opostos (delimitada por muros com plintos nos extremos e articulada com arco de volta perfeita em pedra) conducente ao 1º andar. Em ambos os pisos a compartimentação interna apresenta-se ampla, predominantemente rectangular - com tectos planos de madeira ou de masseira, alguns deles animados por emolduramentos em estuque.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos.
Observações
*1 - DOF: Palácio Nacional de Belém e todo o conjunto intramuros, nomeadamente o Palácio, os jardins e outras dependências, bem como o Jardim Botânico Tropical, ex - Jardim - Museu Agrícola Tropical. *2 - correspondente à entrada principal do Museu Agrícola.