Portal de Cidadania

Hospital Júlio de Matos

Hospital Júlio de Matos

O ponto de interesse Hospital Júlio de Matos encontra-se localizado na freguesia de Alvalade no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura de saúde, ecléctica. Hospital.

O hospital apresenta-se constituído por 34 pavilhões - dispostos de modo a formarem sensivelmente um triângulo - de planta rectangular, em T e em H, dotados de volumetria paralelepipédica composta, sendo as coberturas efectuadas por telhados a 2, 3 e 4 águas. O pavilhão principal desenvolve-se em 3 andares e o seu alçado principal apresenta-se animado pela abertura de vãos morfologicamente idênticos a ritmo regular. Ao centro do piso térreo rasga-se a porta principal servida por 1 pequeno lanço de degraus, através da qual se acede ao vestíbulo distribuidor e do qual partem 2 corredores que atravesam longitudinalmente o edifício *1.

Materiais

Alvenaria mista e de tijolo, ferro fundido, aço, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, azulejo industrial.

Observações

* 1 - as funções do edifício limitam o acesso ao interior; *2) a introdução da Ergoterapia (nova metodologia terapêutica) no Hospital Júlio de Matos contou com o apoio técnico de um corpo de enfermeiros suíços, tendo-se criado a primeira Escola de Enfermagem Psiquiátrica, na qual foram organizados cursos prático-teóricos de dois anos que contemplaram, para além dos aspectos de ordem terapêutica, as áreas da Anatomia, Fisiologia, Patologia, Higiene e Profilaxia Médica, Psicologia e Cultura Geral, Assistência Social, Higiene Mental.