Arquitectura religiosa, barroca, popular, vernácula. Santuário de carácter rural, fiel a uma tipologia muito arreigada na região desde a Idade Média, documenta a popularização de formas do barroco erudito. O retábulo é característico do barroco tardio, já na transição para o rococó. Azulejos azuis e brancos de temática mariana, provavelmente de fabrico lisboeta, cujas cercaduras apresentam desenho idêntico ao dos azulejos do jardim do Palácio dos Condes de Almada (v. PT031106310027); estuques do período rococó.
Planta longitudinal, escalonada, composta pela nave e capela-mor mais estreita, a que se adossa, do lado esquerdo, a sacristia e a dependência para arrumos. Cobertura em telhado de duas águas, prolongando-se a água do lado esquerdo de modo a cobrir a sacristia e a casa anexa. Fachada principal orientada a S., de um só pano definido por pilastras, com empena triangular envolvida por composição de volutas enquadrada por grossas volutas, sobrepujada por campanário, com olhal em arco de volta perfeita e remate com volutas, e ladeada por urnas nos acrotérios; portal com verga saliente, adintelada, em cantaria, encimado por janela com moldura de argamassa rematada por calvário em argamassa. Soco, pilatras e elementos decorativos sublinhados a azul. Do lado esquerdo adossa-se o volume da dependência anexa, com uma porta. Alçado E. de um só pano, rematado superiormente por cornija e beirado, em que se rasga uma janela de iluminação da nave. Alçado N. de um pano, cego, correspondendo à cabeceira da capela-mor; sacristia com uma janela. Alçado O. de um só pano, rematado por beirado, com uma porta de acesso à sacristia. Interior de uma só nave, coberta por abóbada de berço que arranca de cornija, decorada com pinturas murais, tendo à direita de quem entra, uma pia de água benta em cantaria. Paredes totalmente revestidas por painéis figurativos de azulejaria monócroma de azul e branco, representando cenas da Vida da Virgem e alegorias marianas. Do lado do Epístola, sensivelmente a meio da nave, rasga-se uma janela. Acesso à capela-mor por arco de volta perfeita assente em pilastras, decorado com estuques pintados; altar e retábulo de talha dourada e policromada; cobertura em abóbada de berço, revestida por estuques. Na parede do lado do Evangelho rasga-se a porta de acesso à sacristia. Sacristia com poiais na janela, armário em madeira embutido e arcaz em madeira.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, portal e elementos secundários de cantaria, revestimentos interiores de azulejaria, pavimento de tijoleira, retábulo de talha dourada e policromada.
Observações
No degrau do altar encontra-se reaproveitado um elemento de cantaria do período romano ou paleocristão.