Arquitectura religiosa, gótica, manuelina, maneirista, barroca. Igreja paroquial. O portal lateral orientado a S., ogival, é o único vestígio gótico, talvez reaproveitado de outro edifício. A porta do pátio lateral, os contrafortes e o baptistério remontam à campanha de obras do período manuelino. A planta, a tipologia e as soluções construtivas constituem uma aportação das soluções construtivas do maneirismo rural, ainda muito preso à plástica de inícios de Quinhentos; os altares colaterais, porém, já documentam a plena assunção dos modelos maneiristas no plano regional. Da etapa do barroco advêm o retábulo-mor e a pintura da capela-mor, o púlpito e o ciclo pictórico do corpo da igreja, assim como a reorganização da frontaria e a torre sineira.
Planta longitudinal, escalonada, composta por três naves com anexos adossados do lado esquerdo, capela-mor mais estreita e duas capelas laterais, tendo adossada do lado esquerdo a sacristia. No ângulo S. da frontaria adossa-se a torre sineira, de planta quadrangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas para o corpo das naves e capela-mor, de uma só água na sacristia, em domo nas capelas laterais e em cúpula de secção octogonal na torre. Fachada principal orientada a O., de um só pano ladeado por contrafortes cilíndricos com remate troncocónico e merlões e rematado por cornija sobrepujada por sequência de arcos com urnas nas extremidades; portal de cantaria em arco de volta perfeita, sobrepujado por janelão. Fachada S. com portal ogival de acesso à nave e contraforte troncocónico rematado por pirâmide e merlões. Fachada E. com três frestas de iluminação, janela da sacristia e campanário. Interior com naves separadas por arcos de volta perfeita assentes em colunas de ordem toscana em pedra, formando cinco tramos, com cobertura de madeira de estrutura aparente e forro de canas. Púlpito em madeira, imitando embutidos de mármore, assente em coluna torsa. Duas capelas laterais, formando cruzeiro separado por teia de madeira e arcos de volta perfeita, com retábulos de talha dourada e policromada. Capela-mor com retábulo de talha dourada e policromada e cobertura em abóbada, ornamentada por pinturas murais.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, telhado com estrutura em madeira e forro de canas, retábulos de talha dourada e policromada.
Observações