Portal de Cidadania

Casa do Monte do Montinho

Casa do Monte do Montinho

O ponto de interesse Casa do Monte do Montinho encontra-se localizado na freguesia de Alcaria Ruiva no municipio de Mértola e no distrito de Beja.

Moradia edificada em 1929, que recupera elementos tradicionais característicos desta região, como contrafortes cónicos, casa do forno e chaminés de chupão ou ainda no desenho das janelas, nos pequenos óculos decorativos e no remate dos beirados. Fachada principal principal de três corpos, os laterais de dois registos e o intermédio de três, sendo este descentrado, mais elevado e antecedido por alpendre ao nível do 2.º piso, rasgado por arcadas de volta perfeita. No interior, com lambris de azulejos, uma das alas do imóvel podia-se isolar do resto da casa, sendo circunstancialmente destinada a hóspedes; um vasto corredor transversal, com acesso através quer do salão nobre quer do corredor paralelo a este, permite o acesso a todas as divisões da casa, bem como à casa do forno, ao forno e uma arrecadação; o corpo central destinava-se no piso inferior ao salão nobre e no superior aos quartos de dormir, um deles de maior dimensão e outros dois deles destinados às criadas; quer o salão nobre quer o quarto maior acedem a amplo terraço; os tectos do salão de nobre e dos quatros da ala norte eram de abóbada abatida; o acesso à cave è feito diretamente através da fachada posterior dado o desnível do terreno.

Planta retangular, disposta em dois e três pisos pisos e cave, composta por vários corpos, correspondendo à ala habitacional, ao depósito de água, à casa do forno, forno e arrecadação. Volumes articulados, dispostos na horizontal com cobertura em telhados de três e quatro águas. Fachada principal a norte, de três corpos o intermédio mais elevado e descentrado, antecedido por alpendre com cunhais -contrafortados, de planta circular e perfil cónico. Na fachada posterior duas portas de acesso direto à cave. INTERIOR: vários corredores: um primeiro, transversal, de aceso ao escritório, sala de estar e salão nobre; do seu lado direito, um outro corredor, paralelo ao salão nobre, de acesso a três quatros e a uma casa de banho; através, quer do salão nobre quer do corredor paralelo a este do lado esquerdo, acede-se a um vasto corredor transversal que, axialmente, permite o acesso a todas as divisões da casa; na ala norte dispõem-se dois quartos e uma casa de banho e na parte sul sala de jantar, copa e cozinha que comunica com o depósito de água; este corredor desemboca num átrio resultante de uma entrada secundária no topo poente permitindo o acesso à casa do forno, ao forno e a uma arrecadação; o corredor da entrada da esquerda permite o acesso ao segundo piso, que ocupa o torreão do corpo intermédio; aqui dispõem-se cinco quartos, um deles, maior, e uma retrete, sendo dois quartos destinados às criadas; o quarto principal, virado a sul, com janela tripartida em meia-lua, acede a amplo terraço, bem como o salão nobre, no piso inferior; tectos do salão de nobre e dos quatros da ala norte em abóbada abatida; na copa uma escada de serviço permite o aceso à adega disposta em várias divisões na cave. Pavimentos de cerâmica e lambris de azulejos.

Materiais

Observações

EM ESTUDO