Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa do Conselheiro

Casa do Conselheiro

O ponto de interesse Casa do Conselheiro encontra-se localizado na freguesia de Arcozelo no municipio de Ponte de Lima e no distrito de Viana do Castelo.

Casa unifamiliar neoclássica. Apesar de conter características de casa rural e da arquitectura popular, como o alpendre da fachada S., a sua composição rígida e simétrica tanto em planta como na volumetria conferem-lhe algum aspecto neoclássico. No jardim existem quatro marcos miliários.

Casa de planta em U, volumes articuladas com duas alas de três pisos unidas pela transversal de dois pisos. As duas alas laterais apresentam quatro torreões nos extremos. Coberturas em telhado diferenciadas de quatro e duas águas. O pátio definido pela forma da casa apresenta simetricamente duas escadas laterais adossadas às alas laterais com um patamar alpendrado. A fechar este pátio um muro baixo engradado superiormente e interrompido por um portão. A fachada principal, orientada a N. é constituída pelos topos das alas do U, apresentando janelas de gulilhotina alinhadas. A fachada posterior, exposta a S., disfruta das vistas do rio e de Ponte de Lima. Esta, é simétrica e ladeada nos extremos pelos corpos tipo torreão encaixando no último piso uma varanda corrida. No piso térreo os pilares de suporte de um corpo adossado e alpendrado rematados por escadas nos extremos apresenta-se actualmente incompleto. O espaço interior, marcado por uma sucessão de salões, apresenta num delas pinturas sobre o estuque inseridas em pequenos trechos das paredes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito e xisto aparente pelo exterior e rebocada pelo interior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; caixilharias de madeira pintadas com portadas interiores enceradas; tectos estucados; soalho em madeira.

Observações

No pátio é possível ver marcações das cheias do Rio Lima ocorridas desde meados do séc. 19.