Arquitectura religiosa, barroca. Oratório barroco tipo alpendre fechado com frontão contracurvado.
Oratório, constituído por um alpendre de planta rectangular que abriga um cruzeiro ladeado por duas imagens do Santo António apoiadas em mísulas salientes da parede fundeira. Orientado a O. com parede posterior e laterais fechadas, apresenta cobertura granítica abobadada. A fachada principal termina por um frontão linear contracurvado sobre duas pilastras. No interior do alpendre abobadado, uma mesa - altar, adossada à parede e com perfil contracurvado, serve de apoio à cruz, simples e lisa com a imagem adossada de Jesus Cristo crucificado policromada. A fechar uma porta engradada de duas folhas com parte superior fixa. Na parte superior do altar situa-se uma caixa de esmolas embutida com tampa metálica.
Materiais
Paredes laterais em granito aparente (exterior); rebocadas no interior; tecto em granito aparente; pavimento em lajeado de granito; grade metálica pintada; caixa de esmolas metálica; cobertura em granito aparente.
Observações
Este Oratório rendia para o Convento dos Frades Capuchos junto à Alameda Príncipe Real D. Luís Filipe. Implantado junto ao Rio Lima recebia principalmente esmolas de quem desembarcava ou embarcava no Cais das Arvorinhas ou do Senhor do Pessegueiro.