Arquitectura político-administrativa e judicial, quinhentista ou arquitectura religiosa, quinhentista. Pelourinho de bola ou cruzeiro, com soco de planta circular e três degraus, base cilíndrica, com fuste cilíndrico e monolítico, e remate esférico decorado.
Estrutura em cantaria de granito, com soco de planta circular constituído por três degraus, sobre a qual assenta uma base cilíndrica, com aresta superior boleada, com cavidade para encaixe do fuste, monolítico, de secção circular e, no seu terço superior, quadrangular, com chanfro, decorado por motivos geométricos; é encimado por capitel constituído pelo espessamento do topo do fuste. Sobrepuja-o o remate, de forma esférica e topos cortados, ornado, inferiormente, com estrias oblíquas e superiormente por pequeno filete, liso.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito.
Observações
*1 - Cabaços foi julgado, vila e couto, sujeitos à jurisdição do Arcebispo de Braga, que era o donatário; teve juíz ordinário e dos orfãos, vereador e procurador do concelho, eleitos trienalmente pelo povo, e escrivão, almotacé e meirinho designados pelo Arcebispo de Braga (MALAFAIA, 1997, p. 131).