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Palácio Sandomil

Palácio Sandomil

O ponto de interesse Palácio Sandomil encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, maneirista e barroca. Palácio urbano de construção seiscentista, de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos, o inferior de lojas e acessos e o superior constituindo a zona nobre. Possui fachadas simples, flanqueadas por cunhais apilastrados, da ordem colossal, com os pisos definidos por cornija bastante saliente e rematadas por friso e cornija. Possui os vãos rectilíneos, os inferiores na forma de portas e os superiores de janelas de sacada, com guardas metálicas e rematadas em friso e cornija. Interior com vestíbulo de pequenas dimensões, acedendo a vão rectilíneo frontal. No piso nobre, surgem dois salões com os tectos pintados por apainelados com figuras mitológicas, rodeados por grinaldas, "putti" e vários medalhões em "grisaille". Palácio que conservou as suas fachadas e parte da estrutura primitiva, apesar das constantes obras de adaptação, que levaram à introdução de sobrelojas e ao aparecimento de alguns vãos de guilhotina, que cortam a regularidade das fenestrações do piso nobre. Alguns dos vãos do piso nobre são em arco abatido, revelando uma alteração datável do séc. 18 / 19. No interior, foi executado um acesso às zonas de arrendamento, através de escadas e porta em arco de volta perfeita. Destacam-se as pinturas do andar nobre, localizadas num salão e sala intercomunicantes, com cenas da mitologia grega, enquadrados por motivos vegetalistas e arquitectónicos, num compromisso entre a linguagem decorativa barroca e o gosto pelo mundo antigo Grego e pela introdução da pintura em "grisaille", que marcaria o final do séc. 18 e todo o séc. 19.

Planta rectangular simples, de volumetria paralelepipédica, evoluindo em três pisos, com piso térreo, sobreloja e piso nobre, tendo cobertura homogénea em telhado de quatro águas, que integra sótão. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, com o piso inferior revestido a cantaria, quase na sua totalidade, com cunhais apilastrados e rematada em friso, cornija e platibanda plena; a sobreloja e o piso nobre estão divididos por cornija. Fachada principal virada a E., dividida em dois panos por pilastra toscana colossal, o do lado esquerdo de menores dimensões, possuindo, no primeiro piso, porta em arco abatido e moldura recortada, encimado por janela de sacada, assente na cornija divisória dos pisos, tendo guarda metálica pintada de verde, com vão rectilíneo, de moldura simples e rematado por friso e cornija. O pano do lado direito, de grande extensão, possui cinco portas de verga recta, correspondentes às lojas, encimadas por igual número de janelas de verga recta e com pano de peitoril em cantaria; possui, ainda, duas portas de maiores dimensões, de verga recta e moldura simples em cantaria, uma delas o acesso principal ao imóvel, flanqueada, superiormente, por duas janelas semelhantes às anteriores. No piso nobre, oito janelas de sacada semelhantes à do pano do lado esquerdo, possuindo pequena janela rectilínea com moldura de cantaria e caixilharia de guilhotina. As restantes janelas têm caixilharia de madeira, pintadas de branco e verde e possuem vidros simples. Fachada lateral esquerda adossada, tendo, na oposta, virada a N., três vãos rectilíneos de diferentes dimensões, correspondentes a lojas, encimados por quatro janelas de varandim, de perfil em arco abatido e guarda de ferro. No piso nobre, quatro janelas de sacada semelhantes às da fachada posterior. Sobre a cobertura, chaminé cilíndrica. INTERIOR com acesso por vestíbulo de reduzidas dimensões, com tecto e pavimento de madeira, com amplo frontão rectilíneo frontal e, no lado direito, vão em arco de volta perfeita e moldura saliente, com acesso através de escadas com guarda-corpo metálico, de ligação às várias dependências do piso superior. As escadas são iluminadas por clarabóia piramidal. No piso nobre, possui um salão de planta rectangular, com duas janelas a abrir para o lado N. e três para E., com tecto em falsa abóbada de berço, assente em cornija saliente e com decoração vegetalista; estão estucados e pintados com temática mitológica, formando um painel central, de perfil recortado, contendo dois medalhões ovais, um quadrifólio com cena mitológico, tudo envolvido por "putti" e festões de flores. Está envolvido por figuras pintadas de branco, a imitar pedra, que ladeiam medalhões e seis painéis com figuração mitológica (Palas e Mercúrio, Perseu a cortar a cabeça de Medusa, entre outras), com a presença de alguma decoração "grisaille". A sala contígua, de planta quadrangular e dando para a fachada E., possui cobertura em falsa abóbada, assente em cornija, estucada e pintada em composição concêntrica, com quatro apainelados de moldura recortada e volutada, de onde partem frisos sustentados por figuras híbridas, onde assentam medalhões em "grisaille", que envolvem um painel central circular, rodeado por grinalda de flores.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada; pilastras, cunhais, cornijas, modinaturas em cantaria de calcário; portas, caixilharias, pavimentos, escadas e tecto do vestíbulo em madeira; guardas em ferro forjado; estuque pintado.

Observações

*1 - DOF:..2 tectos pintados no Palácio das Chagas; integra o Inventário Municipal do Património com o n.º 49.04.