Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escola Técnica Elementar Eugénio dos Santos

Escola Técnica Elementar Eugénio dos Santos

O ponto de interesse Escola Técnica Elementar Eugénio dos Santos encontra-se localizado na freguesia de Alvalade no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura civil educativa.

As salas de aulas teóricas, de aulas práticas das ciências da natureza, e de desenho, assim como os serviços administrativos, agrupam-se num corpo de 3 pavimentos com corredor central. As oficinas para trabalhos manuais formam um edifício térreo, com iluminação superior. O corpo de educação física, também independente, é semelhante aos dos liceus (tem dois pavimentos, situando-se no segundo a sala de ginástica e de reuniões culturais. Os três corpos de edifícios estão interligados por galerias que servem de recreios cobertos.

Materiais

Observações

EM ESTUDO Aí funcionou o primeiro ano do curso de pre-aprendizagem e de orientação profissional. Trata-se da primeira de uma série de dezoito escolas criadas pelo decreto n.º 36406 de 11 de Julho de 1947, e nela se ensaiaram partidos novos de distribuição de dependências, que se afastaram bastante dos empregos nas novas instalações dos liceus, mas de que resultam importante economia na construção e mais fácil vigilância dos serviços escolares. O esquema de construções independentes adoptado agradou plenamente, assim como a sua ligação por galerias, sendo que a localização da entrada principal no topo ou na frente do edifício, consoante as condições topográficas do terreno, orientação e arruamentos de acesso. Foi a primeira escola construída com base no projecto-tipo para as Escolas Técnicas Elementares, ETE, elaborado pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário.