Casa nobre de planta em L, com uma ala acrescentada. Possui numa das salas do corpo principal uma fonte embutida numa parede.
Edifício de planta em L de dois pisos, volumes articulados, com coberturas em telhado diferenciadas, de quatro (volume principal) e três águas. No ângulo do L, já apenas com um piso desenvolve-se a escadaria principal em granito. A fachada principal orientada a SO. apresenta um extenso pórtico ao nível do r/c e do 1º piso. No r/c as pilastras são lisas e possuem duplo rebordo no topo superior à imagem de capitel no 1º piso. O parapeito que separa os dois pisos é também liso, apresentando duas nervuras no topo inferior e superior. Os arcos do r/c são de volta perfeita e os do 1º piso de arco abatido. De cada lado das arcadas, no piso superior uma janela rectangular. A janela do lado direito apresenta duas pequenas mísulas. Nas proximidades e junto ao ângulo do edifício integra-se um brasão artístico com as armas da família que a erigiu e que actualmente a possui (Almeida Peres).
Materiais
Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente; Paredes interiores em alvenaria de granito aparente e rebocado; Pavimentos em soalho de madeira apoiados em estrutura de madeira; Pavimentos em betonilha; Cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro tipo "lusa" e "marselha"; Caixilharias em madeira; lajeado de granito na eira.
Observações
Esta Casa pertence ao Sr. Eduardo Peres (dono dos arcos de cima e dos dois arcos do lado direito do r/c) e seus primos (donos da outra ala da casa e dos quatro arcos do r/c do lado esquerdo). Está a Casa alugada a dois caseiros que trabalham algumas áreas agrícolas ligadas à Casa. O núcleo original da Casa terá sido apenas rectangular, sendo acrescentada posteriormente a outra ala configurando-a a um L. Nas traseiras da Casa dos Arcos, existe uma outra Casa, designada por Casa do Outeiro, com um grande portal de entrada mas muito descaracterizada.