Portal de Cidadania

Capela de Santa Eulália

Capela de Santa Eulália

O ponto de interesse Capela de Santa Eulália encontra-se localizado na freguesia de Bem Viver no municipio de Marco de Canaveses e no distrito de Porto.

Capela construída no início do séc. 18, de linhas simples e espaço único, conservando o estilo arquitetónico que marcou o séc. 17, conservando no interior o retábulo-mor de talha barroca nacional, alvo de uma intervenção de repinte mais recente.

Planta retangular simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, de aparelho desigual, havendo silhares de grandes dimensões, com as juntas pintadas de branco, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais, rematadas por cornijas. Fachada principal virada a sudeste, rematada em empena truncada por cruz latina sobre dado, rasgada por portal de verga reta e moldura simples. Está protegido por alpendre fechado por muros de cantaria de granito aparente, rasgados nas zonas frontal e laterais, sobre o qual surgem oito colunas toscanas, que sustentam, com duas mísulas de cantaria, a cobertura de madeira; pavimento em lajeado e, a percorrer os muros, bailéus. Fachada lateral esquerda rasgada por janela retilínea, em capialço, na zona do altar-mor. Fachada lateral direita com janela semelhante à anterior. Fachada posterior rematada em empena cega, com cruz latina no vértice. INTERIOR com as paredes revestidas a azulejo de padrão azul e branco, de colocação recente, tendo cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira. A ladear o portal axial, pia de água benta em cantaria de granito, embutida no muro. Na parede testeira, o retábulo-mor de talha pintada de marmoreados fingidos e dourada, de corpo reto e três eixos definidos por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos, assentes em consolas. Ao centro, mísula enquadrada por apainelado curvo e envolvido por moldura de acantos, aves e querubins. Cada um dos eixos laterais possui apainelados pintados com motivos fitomórficos. Altar paralelepipédico com frontal tripartido e decorado por acantos e rosetões.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; modinaturas, cornijas, cruz, pináculos e pia de água benta em cantaria de granito; porta, cobertura e mobiliário de madeira; retábulo de talha pintada e dourada; revestimento a azulejo de produção industrial; coberturas exteriores em telha cerâmica.

Observações