Igreja paroquial de provável construção quinhentista, de que subsiste a estrutura da capela-mor, muito alterada por obras subsequentes, e o portal axial e porta travessa, ambos de volta perfeita, de arestas biseladas e friso de ponta de diamante, alterada no séc. 17, com a introdução de novas frestas em capialço, e reformada ao longo do séc. 19, com a introdução de retábulos laterais e do mor, e do 20. É de planta retangular composta por nave e capela-mor, com sacristia e torre sineira adossados, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira em cinco abas, e iluminada por janelas em capialço rasgadas nas fachadas laterais, uma delas a fresta primitiva, no largo sul, e por óculo na principal. Fachada principal rematada em empena, rasgada por vãos em eixo, composto por portal e óculo. As fachadas laterais rematam em friso, estão claramente alteadas, sendo visível as duas novas fiadas de pedra e a antiga cornija nos ângulos da fachada principal, provavelmente no séc. 19, para introdução do cor-alto, a direita com porta travessa. Interior com coro-alto, de acesso exterior, batistério na base da torre sineira, púlpito desativado no lado do Evangelho e capelas retabulares laterais, de talha pintada, executadas no séc. 19 e 20, mas figurando um mesmo esquema. Arco triunfal amplo, assente em pilastras toscanas e capela-mor com retábulo de talha dourada, provavelmente executado no séc. 19.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia no lado direito e torre sineira adossada ao lado esquerdo, de volumes articulados e escalonados, tendo coberturas diferenciadas em telhados de duas e três (sacristia) águas, rematadas em beiradas simples, sendo em coruchéu piramidal de cantaria sobre a sineira. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, exceto no corpo da capela-mor, rebocado e pintado de branco, e rematadas em cornijas; as empenas, capeadas a cantaria, têm cruzes latinas nos vértices. Fachada principal virada a ocidente, rematada a empena, claramente alteada, sendo visível, nos ângulos, a antiga cornija, e rasgada por portal em arco de volta perfeita, de arestas biseladas, superiormente ornadas por friso em ponta de diamante, encimado por óculo circular. No lado esquerdo, torre sineira de dois registos definidos por friso, o inferior com janela em capialço e acesso por escadas na face posterior, sendo o segundo registo marcado pelas quatro sineiras de volta perfeita; remata em cornija e tem nos ângulos pináculos piramidais. Fachada lateral esquerda rasgada, no corpo da nave, por porta na base das escadas da sineira e por janela em capialço, surgindo, no da capela-mor, janela em capialço e porta de verga reta. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa semelhante ao portal axial, ladeado por janela e fresta, ambas retilíneas e em capialço, surgindo uma segunda janela no corpo da capela-mor, marcado pelo corpo da sacristia com janela e porta de verga reta. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, colocado recentemente, tendo coberturas de madeira em cinco panos, e pavimento da nave cerâmico. Coro-alto de madeira e guarda do mesmo material, com acesso pelo exterior. No lado do Evangelho e embutido sob as escadas da torre sineira, o batistério, enquadrado por acesso de volta perfeita, assente em pilastras, protegido por teia de madeira. No interior, mesa de altar em cantaria de granito, em forma de urna, com concavidade para o batismo. Ainda no lado do Evangelho, a bacia do púlpito, transformada em mísula, quadrangular, composto por bacia em cantaria assente em mísula. Confrontantes, quatro capelas laterais, dedicadas a Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus e ao Crucificado (Epístola). O arco triunfal é amplo, de volta perfeita, assente em pilastras, encimado por sanefão de talha pintada de branco e dourado, composto por falsos lambrequins e acantos volutados. A capela-mor tem pavimento em lajeado de granito e, sobre supedâneo de degraus centrais, surge o ambão de madeira e a mesa de altar, em cantaria de granito, composta por quatro colunas e tampo simples. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco, rosa, marmoreados fingidos e dourado, de corpo côncavo e três eixos definidos por duas colunas de fustes lisos e capitéis coríntios, e por duas pilastras exteriores, com os fustes ornados por folhagem, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos. Ao centro, enorme tribuna contracurva com o interior em trapézio, tendo trono expositivo. Cada um dos eixos laterais tem mísula com imaginária, enquadrado por apainelado retilíneo, pintado, tendo, na base, as portas de acesso à tribuna. Altar encimado por sacrário em forma de caixa, dourada, composta por colunelos, que sustentam o remate de acantos e falsos lambrequins, e a porta ornada por cálice e hóstia.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada no interior; modinaturas, frisos, cornijas, altar do batistério, arco triunfal, cruzes, bacia do púlpito, pavimento da capela-mor e batistério, e degraus em cantaria de granito; coro-alto, coberturas, mobiliário e portas de madeira; retábulos e sanefão em talha pintada e dourada; silhares de azulejo industrial; coberturas de telha cerâmica.
Observações