Casa nobre de estilo ecléctico, com casa tipo torre, que se adossa num dos cunhais, e incorporando capela na construção. Possui espaçoso terreiro na fachada de acesso à capela, ladeado por tanque de água nascente e amplo jardim de camélias com fonte.
Casa de planta retangular, massa simples de dois pisos com uma torre ameada num dos cunhais. Cobertura homogénea em telhado de quatro águas. O alçado principal orientado a N. com pilastras em cantaria nos cunhais é marcado por oito varandas ritmadas com mísulas no segundo piso e quatro portas no 1º piso ao eixo de cada duas varandas. A entrada efetua-se por uma destas portas almofadas dando acesso a um pátio com uma escadaria de dois lanços. A fachada E., talvez a mais antiga, apresenta à esquerda uma torre quadrada. Uma escadaria de acesso à capela, saliente em granito com guardas do mesmo material e linhas onduladas, enroladas em voluta nos extremos. Sobre o beiral, no mesmo alinhamento, uma sineira de arco redondo encimada por uma cruz. Nesta fachada, um grande arco abatido e de uma forma recuada serve de entrada de serviço da casa. As restantes aberturas são janelas de duas folhas, com padieiras em arco abatido, outras em flor-de-lis ou de molduras em granito boleadas nas esquinas. A fachada S. apresenta ao nível do último piso duas varandas com cobertura apoiada em colunas à toscana. O espaço interior é marcado por tetos em masseira ou de gamela. O do salão principal é pintado e ostenta ao centro um brasão.
Materiais
Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente (torre e fachada S.) e rebocadas pelo lado exterior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha; lajes de piso de betão revestidas a soalho de madeira; tectos em madeira e / ou estucados; caixilharias exteriores de madeira com portadas; paredes interiores em tabique com acabamento a estanhado; escadaria no interior em granito.
Observações
A Casa do Ribeiro pertenceu já aos Monteiros, Sousas e Vasconcelos. O 3º senhor deste imóvel foi Manuel de Sousa Vasconcelos, e a este sucedeu o seu filho António Mendes de Vasconcelos de Castro e Sousa. O 5º senhor foi José Maria de Vasconcelos Correia de Sousa Monteiro. Anteriores a estes conhecem-se outros dois senhores: João de Sousa Monteiro e Pedro Aleixo Monteiro. Julga-se ter sido este último o fundador da Casa do Ribeiro.