Arquitectura religiosa, barroca e neobarroca. Igreja barroca de planta longitudinal e nave única, com frontispício em empena, retábulo-mor barroco e decoração interior da nave em estilo neobarroco.
Planta longitudinal composta, de uma só nave e capela-mor rectangulares, sacristia e casa paroquial adossadas a O. e E. respectivamente e torre sineira quadrada ligeiramente recuada ao frontispício. Volumes articulados com coberturas diferenciadas de duas, três, e quatro águas. Frontispício virado a S., com embasamento de cantaria e terminado em empena rematado por cruz simples sobre acrotério. Portal de cantaria de arco pleno sobre pilastras com arquitrave e prisma piramidal nos seguintes, sobreposto lateralmente por duas janelas rectangulares em cantaria com vitrais referentes ao orago. Torre rematada em pirâmide revestida de azulejos de padrão. No INTERIOR, nave percorrida de lambril de azulejos com os atributos de Santa Luzia, coro-alto suportado por colunas com a base em cantaria e fuste em escaiola onde se apoia o guarda-vento. No lado do Evangelho baptistério em arco pleno de cantaria vermelha da região, silhar de azulejos com cenas do baptismo de Cristo e pia baptismal sobre coluna assente em dois degraus de cantaria negra; capela colateral de invocação a Santa Luzia, com silhar de azulejos e onde estão expostas várias peças de imaginária; púlpito em madeira sobre mísula pintado com motivos florais e em escaiola com baldaquino rematado com folhas de acanto douradas, e tendo no tecto a representação do Espírito Santo. No lado da Epístola, cadeiral de espaldar em madeira, sob o coro, e confessionário também de madeira, no vão da porta lateral. Arco triunfal pleno arquitravado ladeado de dois retábulos em madeira policromada e dourada, o do lado do Evangelho de invocação a Nossa Senhora da Conceição, e do lado da Epístola de invocação a São Pedro. Na capela-mor silhar de azulejos com cenas alusivas à vida de Santa Luzia, um vitral representando um cálice e quadros; retábulo em talha azul e dourada com colunas ladeando nichos com imagens e camarim central com a imagem de Santa Luzia; tecto de madeira de perfil curvo pintado com vários medalhões, tendo no central o "cordeiro de Deus". Na sacristia, silhar de azulejos de figura avulsa, armário estilo flamengo, arcaz, pia de água benta em forma de concha e fonte de espaldar em basalto.
Materiais
Pedra da região ( basalto negro e vermelho ), azulejos, talha dourada e azul, pavimento de madeira na Igreja e laje na sacristia, cobertura de telha.
Observações