Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar dos Canaviais

Solar dos Canaviais

O ponto de interesse Solar dos Canaviais encontra-se localizado na freguesia de Funchal (Sé) no municipio de Funchal e no distrito de Ilha da Madeira (Madeira).

Casa nobre tardo-barroca, de planta rectangular, 3 pisos, com torre de mais 2 pisos, colocada ao centro e no alinhamento de fachada, com entrada e lojas no piso térreo, andar de serviços no médio e andar nobre no superior, com varandas de sacada, num esquema tradicional das casas senhoriais funchalenses dos Sécs. 17 e 18.

Planta rectangular irregular composta por 2 corpos e pátio interior ajardinado, murado, e empedrado a calhau rolado miúdo e com árvores de bom porte. Massa complexa de volumes articulados, com torre central, cobertos a telhados de 4, 3 e 1 águas com telha de canudo. Fachada principal de 2 corpos e 1 pano cada e muro pintados a ocre, tendo no piso térreo reboco marcado com incisões a imitarem cantaria, com as primeiras fiadas pintadas a cinza forte. Corpo E., correspondente à antiga casa senhorial, com 3 pisos, tendo no térreo 3 portas, a central de acesso aos andares, com molduras de cantaria com filetes relevados a marcarem as impostas e o lintel, e com boa portada de madeira almofadada pintada a verde escuro, e as laterais de moldura de cantaria simples, correspondentes às antigas lojas, a de O. hoje adaptada a comércio de papelaria; andar intermédio, de serviços, com 3 janelas de guilhotina, molduras de cantaria com o lintel marcado por rebaixo central definindo emolduramento por filete relevado e tapa-sóis de madeira fasquiada pintados a verde escuro; andar nobre com 3 janelas de sacada com grade de ferro pouco elaboradas, com as guilhotinas a assentarem em portadas cegas pintadas a verde; remate por beiral triplo de telha de canudo com cantos terminados em pontas lanceoladas e algeroz de "folha de Flandres" pintado a vermelho. O corpo O. com alhetas no ângulo, tem apenas 2 pisos, com o térreo cego, e o superior com 2 janelas de molduras de cantaria simples e tapa-sóis; é rematado por cornija moldurada de alvenaria, com beiral simples de telha e algeroz com tubo de descarga para o interior do jardim. Muro rematado por filete relevado superior de alvenaria e portão de acesso ao jardim com pilastras de mármore branco, de bases, aneletes e capitéis ligeiramente apontados, e lintel encimado por frontão com as armas dos Canavial, suportadas por cavalos tenentes e com coroa de 9 pérolas, ladeadas por aletas abatidas terminadas em florões bastante elaborados; portadas de madeira almofadadas pintadas a verde escuro com batentes em argola pintados de negro. Fachada a O. definida por corpo avançado com porta central e 2 janelas com molduras de alvenaria pintadas a cinza forte, rematada por beiral simples; corpo principal da antiga residência com 3 panos, os laterais com janela e rematados por beiral triplo, e o central com torre de mais 2 pisos, articulando-se a janela do andar nobre com a do 1º piso da torre pelas cantarias, servindo a varanda de sacada do 1º piso da torre de balanço ao lintel da janela do andar nobre; piso superior da torre com uma janela de moldura de alvenaria pintada a vermelha, enquanto nas fachadas laterais apresenta 2 janelas, todas com tapa-sóis; remate da torre por beiral duplo de telha. Interior com arcos de cantaria regional no piso térreo e lanços de escadas de madeiras insulares com balaustradas; tectos de estuque no andar nobre.

Materiais

Cantaria mole e rígida regional aparente, alvenaria de cantaria regional rebocada, madeira ( carvalho e outras ), ferro, folha, vidro e telha de meio canudo.

Observações

A propriedade inicial confrontava com a R. Major Reis Gomes e com a antiga muralha da cidade dos Sécs. 16 e 17, no entanto, na venda agora efectuada, a pequena área anexa à muralha ficou na posse dos herdeiros, que já pediram à CMF os condicionamentos da mesma área para construção. A resposta foi negativa, dado a muralha estar em vias de classificação. O imóvel não teve obras de manutenção, pelo menos, desde inícios ou meados do Séc. 20.