Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar dos Ornelas

Solar dos Ornelas

O ponto de interesse Solar dos Ornelas encontra-se localizado na freguesia de Funchal (Sé) no municipio de Funchal e no distrito de Ilha da Madeira (Madeira).

Casa nobre urbana, barroca, de planta rectangular, 3 pisos, sendo o superior dotado de varandas de sacada, com portal maneirista encimado por brasão e alta torre de "ver o mar", ao nível da fachada.

Planta rectangular orientada sensivelmente a E. / O.. Massa composta, de certo volume dominado por alta torre, quase ao centro do edifício e ao nível da fachada, com telhados múltiplos de 4 águas em telha de canudo e beiral triplo no palácio e duplo na torre, onde não assenta nas pilastras. Fachada principal virada a N., com embasamento relevado e recoberto a cantaria, de 3 pisos e mais 3 na torre, e 3 panos demarcados por pilastras de cantaria colorida de Cabo Girão com bases relevadas e friso de marcação dos pisos igualmente relevada. No corpo central, portal entre colunas toscanas, com largo entablamento e balanço superior, sobre o qual assenta, ao centro plinto de suporte da pedra de armas da família, em cantaria clara do Porto Santo enquadrado por janelas de molduras simples em cantaria escura madeirense; andar nobre com 2 janelas com idênticas molduras mas com filete intermédio relevado e lintel de balanço; varandas de sacada assente em faixa relevada, a demarcar todo o andar, com filetes exteriores relevados e acima da demarcação das pilastras; grade de ferro com bolachas pintada a verde escuro. A fenestração dos restantes panos da fachada possuem tratamento idêntico, abrindo-se no 1º piso apenas portas com moldura simples de cantaria. A torre possui inferiormente janelas com varanda de sacada, assentes em cornija de balanço com molduras simples e grade de ferro mais recente e elaborada; nos andares superiores, pares de janelas com molduras simples, bem como nas suas fachadas laterais, à excepção do último piso, para S., onde é corrida. Para E. ainda portal de "acesso aos fundos" ao nível da fachada, com portão de ferro forjado pintado a verde escuro, moldura simples de cantaria e incluído em parede demarcada superiormente por faixa relevada de alvenaria pintada a cinza, com frontão de lanços com estrangulamento superior e remates laterais redondos, todo com faixa relevada de alvenaria igualmente pintada a cinza. Cobertura interna a estrutura de ferro pintada a verde escuro envidraçada e lanço de escadas de acesso ao andar nobre. Interior totalmente remodelado não se tendo aproveitado qualquer preexistência.

Materiais

Cantaria mole e rígida regional aparente, alvenaria de cantaria regional e cimento rebocada, madeira, amarrações mistas de tirantes de madeira e de ferro e telha de meio canudo.

Observações

O projecto do arquitecto Fernando Daniel Borges Machado de 1989 teve parecer negativo da DRAC, tendo sido reformulado, pontualmente, em 1990. No entanto, na execução, não foram respeitados minimamente os quesitos. Assim, o piso nobre foi alterado, aumentando a separação do piso de serviços e tendo ficado no corpo central uma diferença entre as marcações nas pilastras de cantaria aparente e a faixa delimitadora do piso; alteraram-se as portas do piso térreo e o número de janelas do andar de serviço; todas as janelas, que eram de guilhotina, passaram a ter portadas envidraçadas; o andar superior da torre, com varanda aberta para o mar, preenchida com uma estrutura de madeira e janelas de guilhotina, passou a alvenaria e a portadas de madeira; desapareceram os remates lanceolados do telhado da torre; os telhados deixaram de ter a tradicional alteração de inclinação para os beirais e passaram a inclinação simples. Interiormente, várias estruturas de cantaria pintada foram sacrificadas ao projecto de "comércio e serviços".