Alminhas de caminho, construídas no séc. 19, com estrutura em cantaria, composta por duas seções, a inferior correspondendo possivelmente à estrutura da sineira da capela de São Sebastião, erguida em frente, e a superior formada por nicho, rematado em arco integrando cruz sobrelevada, tendo na face frontal inscrição datada e albergando painel de azulejos, recentemente colocado. A representação de São Tiago no painel deve constituir uma alteração iconográfica relativamente ao primitivo e prende-se com a integração das Alminhas no Caminho de Santiago.
Sobre soco retangular de granito, dispõe-se estrutura vazada em arco, tipo ventana, rematada em cornija, onde assenta um nicho. Este possui igualmente planta retangular e corpo em cantaria de granito aparente, mais estreito que a estrutura inferior, rematado em arco, alteado no fecho. Na face frontal apresenta vão em arco de volta perfeita, pouco profundo, com moldura de cantaria inscrita, sobreposto ao centro por cruz relevada. No interior do nicho surge painel de azulejos, azuis e brancos, com representação de Santiago.
Materiais
Estrutura em granito; painel de azulejos, azuis e brancos.
Observações
EM ESTUDO. *1 - INRI é o acrónimo da frase em latim: "Iesus Nazarenus, Rex Iudaeorum" cuja tradução é "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus" e IHS significará "Iesus Hominum Salvator" (Jesus Salvador dos Homens).