Arquitectura religiosa, barroca e neoclássica. Nichos barrocos e um neoclássico, de planta rectangular e volume simples, com vão em arco de volta perfeita sobre pilastras, cerrado por porta gradeada, enquadrado por pilastras e terminados em empena contracurvada, de friso e cornija ou cornija recta, com cruz sobre acrotério, ao centro.
Seis nichos de planta rectangular, de volumes simples, em cantaria, com paramentos rebocados e caiados e revestidos a azulejos de estampilha azul e branca, com cobertura pétrea e em madeira telhada, de duas águas. Apresentam pilastras nos cunhais, maioritariamente encimadas por pináculos, sendo rematados por empena contracurvada, de friso e cornija recortada e um em cornija recta, e sobrepujados por cruz sobre acrotério, ao centro. Possuem vão em arco de volta perfeita, sobre pilastras, com parapeito saliente, inserindo caixa de esmolas metálica, cerrado por janela gradeada e em madeira envidraçada. INTERIOR com paramentos em cantaria e com cobertura abobadada, pétrea, albergando imagens, em pedra, pintada, sobre mísula, de Santo António. O NICHO DA R. AGOSTINHO JOSÉ TAVEIRA, com embasamento saliente, apresenta o vão assente em pano pétreo em forma de frontal de altar, e está sobrepujado por cartela elipsoidal, moldurada, lisa. No interior, de cobertura abobadada, tem mísula saliente servindo de apoio à imagem em pedra pintada de Santo António. O NICHO DA AL. PRÍNCIPE REAL D. LUÍS FILIPE apresenta o corpo do vão enquadrado por pano, rebocado e caiado, limitado por pilar rematado por pináculo piramidal, moldurado e seccionado interiormente, assente em quatro esferas cantonais. Da pedra de fecho do arco irrompe cartela elipsoidal, ornada com elementos vegetalistas, inscrita com a data 1852. O NICHO DA PONTE, com o corpo inserido no parapeito da ponte, balançado sobre o Rio Lima, está revestido a azulejo de estampilha azul e branca; tem remate em empena de volutas, o vão assenta em parapeito que se prolonga lateralmente, servindo de apoio às duplas volutas que enquadram as pilastras, e a cobertura interior estucada, estando o vão protegido por caixilho de moldura de madeira. O NICHO DO LG. RODRIGUES ALVES, também designado por NICHO DO PESSEGUEIRO OU SENHOR DO BONFIM, termina em frontão contracurvado com pedra de fecho ressaltada e apresenta o vão enquadrado por pilastras toscanas molduradas, cerrado por amplo portão de ferro forjado. No interior apresenta a imagem do Senhor do Bonfim, de grandes dimensões, assente em supedâneo pétreo em forma de frontal de altar, ladeado pelas imagens, sobre mísula, de Santo António, à esquerda, e de São Francisco, à direita. O NICHO DA R. GENERAL NORTON DE MATOS, tem vão emoldurada por pilastras duplas apoiadas num parapeito saliente, rematado por cornija recta, conservando, no interior, vestígios de policromia, e possui cobertura concheada. Uma pequena mísula de granito serve de apoio à imagem de Santo António. O NICHO DA R. DR. FRANCISCO DE ABREU MAIA, também designado por NICHO DO ARRABALDE, possui frontaria em cantaria e alçados laterais revestidos a azulejos de estampilha azul e branca, apresentando o interior caiado e tendo vão protegido por caixilho de moldura de madeira; no interior possui imagem de Santo Antão segurando o livro da regra e báculo de bispo.
Materiais
Estrutura em cantaria e em alvenaria irregular de granito, com paramentos rebocados e caiados e revestidos a azulejos; cobertura pétrea e de madeira telhada; imagens de pedra; vãos gradeados e em madeira envidraçada; caixa de esmolas em ferro forjado.
Observações
*1 - Estes nichos, dedicados a Santo António e localizados junto das principais entradas da Vila, recebiam, principalmente, esmolas dos feirantes, dado este Santo ser considerado o protector dos comerciantes, revertendo os seus rendimentos para o Convento dos Frades Capuchos, situação que actualmente transitou para o Instituto Limiano. *2 - À excepção dos Nichos da Ponte e do Arrabalde, localizados na freguesia de Arcozelo, os restantes implantam-se na freguesia de Ponte de Lima.