Portal de Cidadania

Casa dos Gaviões

Casa dos Gaviões

O ponto de interesse Casa dos Gaviões encontra-se localizado na freguesia de Gondufe no municipio de Ponte de Lima e no distrito de Viana do Castelo.

Arquitectura residencial.

Planta rectangular irregular com capela adossada perpendicularmente. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas e com telhados a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Capela com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos assentes em dupla ordem de plintos, a inferior com almofada em losango, terminada em empena recortada com fragmentos de cornija e voluta, rematado por cruz latina de cantaria. Portal de verga recta decorada com elementos volutados, encimado por dupla cornija e frontão invertido com concha central; sobrepuja-o fragmento de cornija, brasão e coroa. Fachada lateral esquerda rasgada por janela moldurada, na zona do retábulo.

Materiais

Estrutura de cantaria, rebocada e pintada; molduras dos vãos, pilastras, cornijas, escada e outros elementos em cantaria de granito; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO