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Capela de Santo Abdão

Capela de Santo Abdão

O ponto de interesse Capela de Santo Abdão encontra-se localizado na freguesia de Correlhã no municipio de Ponte de Lima e no distrito de Viana do Castelo.

Arquitectura religiosa, românica. Capela rural da 2ª fase do românico português, onde é evidente uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, na técnica de gravação a bisel e temas tradicionais do tímpano e na diminuição do tamanho dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Integra-se ainda na 2ª fase do foco românico do Alto Minho onde é já notório uma certa tendência para o gótico, não só na gramática decorativa, como no apontar dos arcos do pórtico principal. Tem muitas afinidades com a paroquial sua vizinha e o espelho da rosácea é, segundo Manuel Barreiros, muito semelhante ao da igreja do Barrô (Concelho de Resende), ao do sobre o arco triunfal de Águas Santas (Concelho da Maia) ou ainda ao do Santo Ermelo. A fresta da nave do lado N. surge centrada em relação aos modilhões, mas tal não acontece no lado S.

Planta longitudinal composta, de nave única e capela-mor quadrangular mais baixa. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas a 2 águas. Frontespício orientado terminado em empena, com portal de arco sensivelmente apontado, de 2 arquivoltas lisas sobre imposta corrida e bosantada no lado direito, 2 colunelos adossados nas reentrâncias com capitéis decorados por motivos vegetais e entrelaçados. O tímpano, apoiado em 2 mísulas, côncavas no intradorso e com enrolamentos na base, tem cruz vasada rodeada por círculo bosantado e encimado por ave e com nó de Salomão. Encima-o rosácea com 2 ordens de bosantes no vão e espelho vasado por 9 óculos. Fachada S. com pórtico símples, tendo no tímpano cruz incisa gamada e uma outra toscamente cavada; na fachada N., o portal foi entaipado Capela-mor com 2 frestas laterais simples e na parede testeira fresta abucinada, de arco pleno, sobre capitéis de motivos vegetais; a da empena ainda mantém os colunelos. Toda a cornija assenta em modilhões chanfrados ou com ornatos vários. A base do cruzeiro fronteiro tem inscrição.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito; pavimento de granito; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha.

Observações

Segundo Manuel Barreiros, a figura do tímpano retirada em 1750 devia aludir a Adão, uma vez que, na documentação antiga, se encontra indistintamente Adão, Eudou e Abdão.