Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santana

Capela de Santana

O ponto de interesse Capela de Santana encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira no municipio de Matosinhos e no distrito de Porto.

Arquitetura religiosa, barroca. Capela de planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e sacristia, com interior amplamente iluminado. Fachada principal com pilastras toscanas nos cunhais, rematada em friso, cornija e frontão de lances recortados, coroados por fogaréus fusiformes e cruz latina ao centro; rasgada por portal de verga reta moldurado, ornado com enrolamentos, flores, folhas de acanto e pilastras, rematado por frontão aberto com tímpano preenchido por vieira e folhas de acanto, encimado por óculo recortado envolvido por cercadura recortada decorada com enrolamentos nas extremidades e cartela de folhas no fecho superior. Fachadas laterais terminadas em friso e cornija sobreposta por beiral simples, rasgadas por vãos de verga reta com molduras simples.

Planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, com coberturas diferenciadas, em telhado de duas águas na nave e capela-mor e três águas na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas a branco, adaptadas ao ligeiro declive do terreno, enquadradas por cunhais apilastrados, firmados por fogaréus sobre plintos paralelepipédicos, terminadas em friso e cornija sobreposta por beiral simples, exceto a fachada principal. Fachada principal orientada a SO., percorrida por embasamento de granito e terminada por friso, cornija e frontão recortado, rematado por fragmento de cornija curva, coroada por cruz latina sobre acrotério ornado com concheado, ladeada por fogaréus; é rasgada por portal de verga reta, com moldura decorada com enrolamentos, motivos florais, folhas de acanto e pilastras, rematada por friso e frontão triangular aberto, com tímpano preenchido por friso recortado, folhas de acanto e uma vieira a que se liga a moldura do óculo, engradado. Envolve o óculo friso recortado, decorado com enrolamentos nas extremidades e cartela de folhas de acanto no remate superior. A ladear o pórtico surgem num plano inferior dois óculos, lóbulados, com moldura recortada, decorada com enrolamentos e folhas. Fachada lateral esquerda marcada pelo corpo da sacristia, rasgada na nave por duas janelas de verga reta com moldura simples, e na sacristia, fachada N., por dois óculos, também com moldura simples e porta de verga reta na fachada NO.. Sobre a cornija, interrompendo o beiral, ergue-se junto à empena da fachada principal sineira sem sino, em arco de volta perfeita, assente sobre impostas salientes, rematada por frontão aberto. Fachada lateral direita rasgada por duas janelas na nave e uma na capela-mor semelhantes às da fachada lateral esquerda. Encosta-se junto à fachada da nave banco de pedra. Fachada posterior terminada em empena cega, coroada no vértice central por cruz latina sobre acrotério. INTERIOR não observado.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada de branco; molduras dos vãos, cunhais, embasamento, frisos, cornijas, plintos, pináculos, cruzes e outros elementos decorativos em cantaria de granito aparente; portas de madeira, janelas com vidros simples; grades de ferro; cobertura em telha cerâmica.

Observações

EM ESTUDO.