Arquitetura religiosa, de origem medieval, alterada no sec. 19. Igreja paroquial de planta retangular composta por três naves, capela-mor, torres sineiras, sacristia, capelas laterais e anexos adossados às fachadas laterais, tendo a igreja coberturas interiores diferenciadas em caixotões, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal do tipo fachada harmónica, tripartida, rematada em frontão triangular, flanqueada por duas torres sineiras, cobertas por abóbadas de arestas. É rasgada simetricamente por diferentes vãos, com molduras de granito. Fachadas com cunhais firmados por pináculos, sendo rematadas em frisos e cornijas, as laterais com portas travessas de linhas retas. Interior com guarda-vento e coro-alto de madeira, tendo, sob este e no lado do Evangelho, batistério; arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos colaterais de talha neoclássica. Capela-mor marcada por supedâneo de cantaria; na parede testeira retábulo-mor, de talha dourada e pintada.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia, torres sineiras adossados às fachadas laterais, e anexos, de volumes articulados e escalonados, tendo coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no templo, duas e três na sacristia e anexos, sendo em abóbadas de granito nas torres sineiras. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos em forma de urna, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a O., tripartida, sendo os panos separados por pilastras. Pano central rematado em frontão triangular, coroado por cruz latina sobre plinto paralelepipédico, rasgado por porta principal, em arco de volta perfeita e janela de sacada em arco abatido, unidas por moldura de granito, protegida por balaústres de granito. Moldura enquadrada ao nível da porta por pilastras toscanas, seguidas por par de pilastras mais pequenas, de impostas salientes, que suportam arco estriado, rematado por pedra de fecho volutada e saliente. É encimada por entablamento, friso e cornija à qual se liga a moldura da janela, com brincos nas laterais, rematada no fecho por pedra idêntica à da porta. Os registos laterais possuem portas de verga reta e óculos com vitral, interligados por moldura recortada, separadapor cornija. São rematados por friso e cornija, encimada por tabela recortada e rematada por enrolamentos. As torres sineiras possuem dois registos, o primeiro apresenta óculo circular, e o segundo mostrador de relógio em granito e quatro ventanas de volta perfeita e fecho saliente, e é rematado por duplo friso, cornija e entablamento reto, coroado por urnas nos ângulos, e cobertura em abóbada de arestas, encimada por plinto sobreposto por bola de granito. Fachada lateral esquerda, parcialmente encostada ao muro de vedação, rasgada na nave por três janelas retas e na capela-mor por uma janela em arco abatido. Adossa-se à fachada capela lateral, em empena rematada por pináculo piramidal, enquadrada por cunhais de granito, e rasgada por fresta horizontal em capialço. Fachada lateral direita rasgada na torre por óculo, na nave por três janelas de verga reta, com vitrais e molduras de granito simples. É marcada pelo ressalto formado pela capela lateral, semelhante à fachada oposta, pela sacristia e anexos. Na fachada O. do anexo apresenta alminhas, em estrutura de granito com a inscrição S. MIGUEL DIVINO PORTA-BANDEIRA, CONDUZI AS ALMAS À ETERNA LUZ. Fachada posterior em empena, marcada pela verticalidade, enquadrada por cunhais apilastrados, firmados por pináculos fusiformes, rasgada por janela quadrangular e óculo, ambos com moldura de granito, simples. INTERIOR protegido por guarda-vento em madeira encerada, marcado por três naves, com cinco arcos de cada lado, assentes sobre quatro colunas em cantaria, com base e capitel, e mais duas embebidas no frontispício, com a cantaria à vista. Paredes rebocadas e pintadas de branco e coberturas com caixotões de madeira envoltos por ornatos em talha dourada, tendo setenta e cinco caixotões na nave central e quarenta e cinco em cada uma das laterais, assentes em frisos e cornijas de cantaria; pavimentos em granito com sepulturas cobertas com tampas de madeira, percorridos por passadeiras. Coro-alto de madeira com acesso às torres sineiras. Confrontantes, existem duas capelas retabulares de cada lado, a primeira do lado direito dedicada ao Senhor Morto e a do lado esquerdo dedicada à Nossa Senhora do Carmo; a segunda do lado direito dedicada ao Senhor dos Passos e do lado esquerdo o Sagrado Coração de Jesus. Junto ao arco cruzeiro nos retábulos colaterais, surge do lado esquerdo o retábulo dedicado a São Miguel e do lado direito a Nossa Senhora de Fátima. Capela-mor com pavimento elevado por um degrau, antecedida por arco cruzeiro, de volta perfeita assente sobre plintos paralelepipédicos, percorrida por lambril de azulejos. Sobre supedâneo de quatro degraus em cantaria de granito, surge, ocupando a totalidade da parede testeira, retábulo-mor de talha dourada, de planta reta e três eixos, definidos por pares de colunas torças assentes em plintos paralelepipédicos, ornados por acantos. Ao centro, ampla tribuna em arco recortado, com trono de sete degraus, para a exposição do Santíssimo. A ladear o trono, surgem dois registos de imagens de cada lado, separados por entablamento, e enquadrados por colunas, que albergam imagens sobre mísulas. Altar em forma de urna, encimado por sacrário embutido, e mesa de altar, paralelepipédica.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; embasamento, cunhais, pináculos, cruzes, frisos, cornijas, cúpulas das torres e modinaturas em cantaria de granito; pavimentos interiores em soalho de madeira e lajeado de granito; retábulos de talha pintada; coberturas em caixotões de madeira, revestidas exteriormente em telha; coro-alto com guarda de madeira; portas, guarda-ventos em madeira e vidro; escadas das torres em cantaria de granito; painéis de azulejo; janelas com vitral.
Observações