Arquitectura cultural e recreativa, revivalista. Edifício de planta rectangular alongada, com fachada simétrica modulada por vãos alinhados, rematada por platibanda em cantaria lavrada, com espaldar semicircular ao centro, coroada por urnas. Teatro com capacidade para 594 lugares. Alçado principal modulado por vãos alinhados, separados por um registo horizontal saliente, com portas no piso térreo e vãos agrupados dois a dois. Os das extremidades são encimados por frontões curvos abatidos e os centrais por um frontão triangular interrompido, com vocabulário decorativo de pilastras com cantaria rusticada, frontões, medalhões, florões, conchas, cachorros com folhagens.
Edifício de planta rectangular alongada, de dois pisos no corpo principal e de um piso nas extremidades. Volumes articulados, com coberturas em telhado diferenciadas, de três águas no corpo principal e de duas águas sobre o corpo mais elevado nas traseiras, correspondente ao espaço da teia. Fachada principal simétrica, orientada a N., com pilastras nos extremos, é subdividida em cinco corpos através de pilastras em cantaria (rusticada no piso térreo), sendo os corpos dos extremos de piso único, com uma porta de arco de volta perfeita, encimadas por balaustrada em cantaria. O corpo central subdividido em três panos, correspondente à sala de espectáculo, foyer e salão apresenta-se modulado por vãos alinhados, separados por registo horizontal saliente encimado por balaustrada em cantaria intercalada por medalhões, com portas no piso térreo e vãos agrupados dois a dois no piso superior. Estes são encimados por frontões curvos abatidos e os centrais por um frontão triangular interrompido. O corpo central em cantaria lavrada, apresenta uma varanda ligeiramente saliente sobre dois vãos de arco pleno, com balaustrada profusamente decorada com frisos de motivos geométricos. Coroamento da fachada constituído por forte entablamento em cantaria lavrada com cornija decorada com almofadas salientes. A cornija ao centro eleva-se num espaldar semi circular com frisos ladeada nas extremidades por urnas.
Materiais
Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado interior e exterior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; tectos estucados; revestimento de pavimentos em soalho de madeira; caixilharias em madeira pintada ou ferro pintado.
Observações
Ló Ferreira depois de trabalhar em Matosinhos, emigra para o Brasil onde se fixou como construtor civil, na cidade de Manaus. O Dr. Constantino Nery padrinho de um dos seus filhos proporcionou que Ló Ferreira se tornasse empreiteiro de obras públicas, com a execução de algumas obras estatais no Brasil. Quando enriquece fixa-se novamente em Matosinhos, com a esposa e dois filhos, continuando a construir, destacando-se nestas obras o Teatro Constantino Nery. O nome deste teatro é uma homenagem ao então governador do estado brasileiro de Manaus, seu compadre e protector. O Visconde de Trevões recebeu o título de Comendador da Ordem de Cristo. Ló Ferreira, constrói o Palacete de Trevões, actualmente propriedade municipal e onde funciona a Bibiloteca Florbela Espanca. No início da actividade de cinema no Teatro Constantino Nery esta era alternada por representações teatrais e de zarzuelas. Uma das empresas proprietárias, Sousa & Filho Lda. propunha que 40% das receitas fosse revertido para obras de caridade. Foi no concelho de Matosinhos que a empresa portuense "Invicta Film" desenvolveu os seus primeiros filmes. Destes filmes destacam-se: "Veronese" e "Romaria do Senhor de Matosinhos". A decadência do Cine Teatro Constantino Nery, deve-se ao facto de se ter criado uma rede de transportes públicos, melhores acessos e a proliferação de outras salas mais modernas. Atendendo que não foi possível visitar o interior do imóvel por falta de condições de segurança, sabemos que este possuía uma lotação de 650 pessoas, tinha plateia, superior e geral, galeria, balcão e camarotes e um salão no piso superior. Os espectáculos de cinema sonoro realizavam-se às terças, quintas, sábados e domingos. É intenção da Câmara Municipal lançar um projecto de remodelação do edifício mantendo a sua vertente cultural. *1 - Ao lado do nº 226; *2 - visconde de Trevões, natural de Trevões, S. João da Pesqueira, trabalhou como artífice na construção do Porto de Leixões; *3 - utiliza um cinematografo Pathé e uma variada colecção de imagens fixas e animadas; *4 - na R. Brito Capelo; *5 - na altura eram proprietários do Teatro a empresa Sousa & Filho Lda.; *6 - que nunca chegou a concretizar.