Portal de Cidadania

Ermida de Nossa Senhora do Pilar

Ermida de Nossa Senhora do Pilar

O ponto de interesse Ermida de Nossa Senhora do Pilar encontra-se localizado na freguesia de São Pedro no municipio de Vila do Porto e no distrito de Ilha de Santa Maria (Açores).

Capela construída no séc. 18 e reconstruída no 19, enquanto decorria processo judicial entre os seus administradores e os morgados que reclamaram a sua transladação e posse, devido ao estado de abandono. Tem planta retangular, interiormente com iluminação axial e cobertura de madeira. Fachadas com os elementos estruturais e decorativos sublinhados a ocre, de sabor popular, a principal terminada em empena, com cunhais apilastrados, e rasgada por portal em arco deprimido sobre pilastras e janela retangular, ambos com molduras de friso boleado. No interior possui espaço único, com marcação de presbitério, com a parede testeira rasgada por nicho em arco de volta perfeita, que avança posteriormente na fachada. As cantarias exteriores e as interiores denotam grande uniformidade de modinatura visto que, quer o portal e a janela da frontaria, quer o vão do nicho e a porta da sacristia terem as molduras percorridas por friso boleado. O nicho alberga retábulo revivalista, em cantaria de pedra calcária, extraída do vizinho Monte Gordo, provavelmente executado no séc. 19, reproduzindo a linguagem do barroco nacional, com planta côncava e um eixo. O frontal de altar é revestido a azulejos barrocos, com exuberante cartela de volutas contendo a imagem do orago entre doadores ajoelhados em oração. Segundo Santos Simões, "a pintura azul e o desenho convencional acusam trabalho lisboeta de cerca de 1730" e denota semelhanças com o da Capela de Jesus-Maria-José, da Fajã de São Lourenço (freguesia de Santa Bárbara), também da ilha. O frontal no entanto já não integra a primeira fiada de azulejos superior, tem um azulejo mal colocado e o do doador é moderno.

Planta retangular de nave única, tendo adossado à fachada lateral direita sacristia também retangular e à posterior pequeno corpo, mais baixo. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e de uma na sacristia, rematadas em beirada dupla. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais, faixa, cornija e molduras dos vãos sublinhados a ocre. Fachada principal de cunhais apilastrados, coroados por pináculos pintados de branco e terminada em empena, ligeiramente truncada, sobreposta por cruz latina de cantaria, pintada de branco, de braços com chanfro e terminados em botão. É rasgada por portal em asa de cesto sobre pilastras, com chanfro sublinhado a branco, tendo chave relevada inscrita, e porta de duas folhas e bandeira envidraçada; encima-o janela retangular com moldura de friso boleado pintado de branco. Fachadas laterais cegas, abrindo-se na sacristia porta de verga reta, de moldura simples; a posterior da capela-mor é igualmente cega e termina em empena, enquanto a da sacristia termina em meia empena e é rasgada por pequeno vão sem moldura. INTERIOR de espaço único, com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em lajes de cantaria, marcando a zona do presbitério por um degrau, e teto de madeira, em masseira, pintado de branco, com tirantes de madeira envernizada. Junto ao portal axial existe, do lado da Epístola, pia de água benta decorada exteriormente por pétalas. No fundo da nave abre-se, do mesmo lado, porta de verga reta de ligação à sacristia, com moldura boleada, terminada em cornija e encimada por friso e cornija. Na parede testeira rasga-se nicho, em arco de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, boleadas, interiormente coberto por abóbada de berço e albergando retábulo de cantaria; este tem planta côncava e um eixo, definido por seis colunas torsas, assentes em plintos e intercaladas por acantos relevados, prolongando-se no ático em igual número de arquivoltas, torsas alternadas com planas ornadas de acantos, e unidas no sentido do raio; ao centro rasga-se nicho, em arco de volta perfeita, superiormente fechado por porta envidraçada e albergando imaginária, assente em mísula galbada e cantaria, decorada de acantos. No nicho integra-se ainda o altar, com frontal revestido a azulejos bícromos, azuis e brancos, com marcação de sanefa e sebastos, decorados de acantos, e tendo ao centro cartela de volutas contendo a imagem de Nossa Senhora do Pilar ladeada pelas figuras dos doadores, ajoelhados e em oração; envolve a cartela festões de flores. Junto ao nicho do retábulo existe, do lado do Evangelho, nicho de alfaias, em arco.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada; cunhais, pináculos, cornija, molduras dos vãos e cruz em cantaria pintada; arco triunfal, pia de água benta, molduras dos vãos interiores e retábulo em cantaria; frontal de azulejos; pavimento em cantaria; teto de madeira; portas de madeira; cobertura e beiral em telha de meia-cana tradicional.

Observações

*1 - A ermida está associada a uma lenda local, que também designa a Senhora do Pilar como Senhora dos Milagres. *2 - Segundo a tradição, o artista que executou o retábulo, em pedra local, extraída do vizinho Monte Gordo, executou a obra com tal perfeição que foi chamado para junto da própria Virgem, falecendo no dia em que concluiu o trabalho.