Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício do Instituto José de Figueiredo

Edifício do Instituto José de Figueiredo

O ponto de interesse Edifício do Instituto José de Figueiredo encontra-se localizado na freguesia de Estrela no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura cultural, do séc. 20. Edifício construído para a área de conservação e restauro, possuindo linhas rectas, clássicas, com alguma decoração na fachada principal de persistência barroca. É de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos, separados por amplos frisos, com a fachada principal tripartida, rasgada por amplo portal de verga recta, encimado por apainelado recortado e decorado por festões.

Planta rectangular irregular, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, percorridas por embasamento de cantaria de calcário, com dois pisos divididos por amplo friso e com cunhais em cantaria, sendo rematadas em friso, cornija e beirada simples. Fachada principal, virada a N., dividida em três panos, os laterais cegos e o central rasgado por amplo portal de verga recta, com ampla moldura de cantaria e acesso por escadas do mesmo material; encontra-se encimado por apainelado recortado, ornado por folhagem e, na zona inferior, por festão. Fachada lateral direita com dois panos, formado por um ressalto no lado direito, sendo rasgada, em cada piso, por três amplas janelas de peitoril, todas com molduras simples de cantaria. INTERIOR com pequeno vestíbulo, onde se instalam os seguranças e a central telefónica, com escadas para o piso superior, que bifurca, através de corredores, para várias salas, surgindo uma ampla, central. No lado esquerdo, surge um edifício, reaproveitado do antigo Palácio, de planta rectangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, evoluindo em dois pisos, divididos por friso de cantaria, com cunhais apilastrados colossais e remates em frisos, cornijas e beirada dupla. Fachada principal, virada a O., com porta central, flanqueada por duas janelas de peitoril e dois óculos quadrilobados, todos com molduras simples de cantaria; no segundo piso, janela de sacada, com bacia de cantaria e guarda em ferro forjado espiralado, para onde porta-janela rectilínea, ladeada por duas janelas de peitoril e dois óculos semelhantes aos anteriores, todos com molduras simples de cantaria. As fachadas laterais são semelhantes, com janela de peitoril no piso inferior, com caixilharias de guilhotina, encimada por janela de sacada, semelhante à da fachada principal. Fachada posterior com dois pisos com o mesmo tipo de vãos, tendo, ao centro, duas janelas de peitoril e, lateralmente, dois óculos quadrilobados. A este edifício adossa-se um corpo mais baixo, de piso único, rasgado por várias janelas jacentes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, rebocado e pintado; modinaturas, frisos, cunhais, cornijas, escadas, muro, pilares em cantaria de calcário; portas em madeira; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Observações

*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.