Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifícios na Estrada de Chelas, n.º 152 a 160

Edifícios na Estrada de Chelas, n.º 152 a 160

O ponto de interesse Edifícios na Estrada de Chelas, n.º 152 a 160 encontra-se localizado na freguesia de Beato no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Conjunto de seis edifícios residenciais multifamiliares semelhantes, do séc. 20, constituindo um surto construtivo contemporâneo, talvez para albergar operários que laboravam numa das fábricas que proliferavam na zona. São de planta rectangular simples e evoluem em dois pisos, rasgado por vãos rectilíneos com molduras simples de cantaria, mais larga na zona do portal, cujo vão que o encima se encontra ornado por vaseira, dinamizando a estrutura.

Conjunto de seis edifício semelhantes, todos adossados em banda e com a mesma cércea, encontrando-se, contudo, em distintos estados de conservação. Cada um deles é de planta rectangular simples, de volume único e cobertura homogénea em telhado de duas águas, com clarabóia, que ilumina a escada, e flanqueado por corta-fogos. Evoluem em dois pisos e possuem alto embasamento em cantaria de calcário e remate em friso do mesmo material. As paredes encontram-se rebocadas e pintadas de tom variado, surgindo, da esquerda para a direita, um verde, um vermelho, dois beges, um azul e em mau estado e o último de rosa. São rasgados por vãos rectilíneos com molduras de cantaria e protegidos por estores. No primeiro piso têm porta de verga recta com ampla moldura de cantaria, escavada e com falsa pedra de fecho bastante saliente, ladeados por duas janelas de peitoril com molduras simples, excepto um dos edifícios, o n.º 158 E, que substituiu esta zona residencial por duas lojas, possuindo duas amplas portas rectilíneas, com moldura simples. No piso superio, três janelas de peitoril com molduras simples, a central com ampla vaseira de cantaria e guarda metálica, sustentada por cinco mísulas de cantaria; esta zona é ladeada por dois painéis de tijolo burro, que, na maioria dos casos se encontram pintados da tonalidade do reboco das paredes, permanecendo intacto apenas o do edifício mais degradado.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, rebocada e pintada; embasamento, remate, modinaturas, vaseiras em cantaria de calcário; guardas das vaseiras em ferro forjado; painéis em tijolo burro; caixilharias de madeira, alumínio simples e alumínio lacado; portas de madeira, metal ou alumínio lacado; janelas com vidro simples; cobertura em telha; clarabóia em vidro e metal.

Observações