Arquitectura residencial, do séc. 20. Casa de habitação unifamiliar, de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos, possuindo mansarda, ladeado por um corpo de garagem no lado direito.Possui linhas muito simples e academicistas, com os vãos regulares, em eixo, desenvolvendo-se em arco abatido, com molduras de cantaria, correspondendo à porta, janelas de peitoril e uma sacada corrida na zona central, a marcar a zona nobre. A fachada principal é flanqueada por cunhais apilastrados, com os pisos divididos por friso e rematada em platibanda plena, sobre a qual é visível a mansarda. Interior com vestíbulo, de acesso ao piso inferior e às escadas que ligam ao superior.
Planta rectangular irregular, possuindo um corpo adossado no lado direito, constituindo uma garagem, de volume verticalizado e escalonado, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, rasgados por duas trapeira de madeira pintada de verde e com vão rectilíneo, rematado por cornija e elemento volutado, sendo a uma água sobre a garagem; no lado direito, possui clarabóia, a iluminar a caixa das escadas. Fachada principal virada a E., rebocada e pintada de rosa claro, com embasamento em placas de cantaria, flanqueada por cunhais apilastrados, estriados na zona superior, rematando em cornija e platibanda plena apainelada e entrecortada por acrotérios, sustentados por falsas mísulas estriadas, que se prolongam pela parte superior da fachada, tendo dois registos divididos por friso de cantaria; encontra-se rasgada por vãos em arco abatido com molduras em cantaria, saliente e assente em mísulas na zona superior, com as janelas de peitoril a prolongarem-se inferiormente, criando falsos brincos; as janelas possuem portadas internas. No piso inferior, possui no lado esquerdo, porta de acesso com duas folhas de madeira pintadas de verde, tendo uma zona em vidro, protegida, exteriormente, por elementos volutados pintados de branco e, interiormente, por portadas, encimados por almofadado e frontões semicirculares. É ladeado por quatro janelas de peitoril. No piso superior, surge sacada corrida, com bacia de cantaria assente em seis modilhões, com guarda de ferro vazada, ornada por enrolamentos, para onde abrem três portas-janelas, flanqueadas por duas de peitoril, protegidas por pequena guarda de ferro forjado, pintado de verde, dando origem a uma regularidade de vãos entre os dois pisos. No lado direito, surge o anexo, com acesso por amplo portão em arco abatido e com moldura de cantaria, protegido por duas folhas de metal. Possui algeroz, com a zona superior ornada por carranca. INTERIOR com pequeno vestíbulo, que dá origem à escadaria de acesso ao piso superior. Na fachada posterior, pequeno quintal, com duas árvores de médio porte, surgindo, na parede de fundo, um anexo, de planta rectangular e com duas águas.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, cunhais, acrotérios, mísulas, friso, bacia da sanca e modilhões em cantaria de calcários; caixilharias, mansarda e porta de madeira; porta da garagem metálica; guarda das janelas de peitoril e da sacada em ferro forjado; janelas com vidro simples; cobertura em telha.
Observações