Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta centralizada, com cobertura de madeira em masseira e iluminada por pequena fresta rasgada na fachada lateral direita, junto ao altar-mor. Fachada principal em empena, com portal de verga recta, encimado por nicho. Fachadas rematadas em cornija. No interior, simples ara de altar.
Planta quadrangular simples e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho pseudo-isódomo com as juntas pintadas de branco, e rematadas em cornija. Fachada principal voltada a S., flanqueada por cunhais encimados por pináculos, em empena truncada por cruz latina assente em plinto paralelepipédico com as faces almofadadas; portal de verga recta com arestas biseladas com porta de madeira de duas folhas e, no lintel, placa inscrita "CAPELA DO / SENHOR DE SANTA CRUZ"; é encimado por cornija com duas mísulas que flanqueiam nicho concheado albergando a imagem de vulto do Senhor na cruz em granito, ladeado por Nossa Senhora e São João Evangelista, do mesmo material. Fachada lateral esquerda virada a O., cega, surgindo, na oposta, uma pequena fresta a iluminar a zona do altar-mor. Fachada posterior em empena, alteada e descentrada relativamente à cornija, parcialmente rebocada, formando um falso frontão triangular. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura de madeira pintada de azul celeste, em masseira. Na parede testeira, nicho rectangular e altar em forma de urna. O nicho é flanqueado por duas pequenas mísulas graníticas.
Materiais
Estrutura em granito, parcialmente rebocada; fachada principal, nicho, cruzes, pináculos, modinaturas em cantaria de granito; cobertura interior e porta de madeira; janela em vidro simples; coberturas exteriores em telha cerâmica; pavimento cerâmico.
Observações