Palacete eclético, de planta rectangular e de 3 pisos, um deles ao nível da cobertura. Apresenta fachada sóbria composta por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se destaca o central, de tratamento diferenciado e com recurso a vocabulário arquitectónico mais erudito. Interior dominado por vestíbulo e caixa das escadas, não só enquanto principais espaços de aparato mas também de organização e distribuição da compartimentação interna.
Planta rectangular irregular, volumetria escalonada, cobertura efectuada por telhado a 2 e 3 águas. De 3 pisos (um deles ao nível da cobertura), um piso térreo parcialmente revestido com placagem de cantaria e restante superfície murária em reboco pintado, e abertura de vãos predominantemente de verga recta com emolduramente recortado de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a SE., composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se destaca o axial, de tratamento diferenciado: este apresenta piso térreo rasgado a eixo por portal de verga curva recortada delimitado, de cada lado, por 2 janelas de peito com gradeamento em ferro fundido, também observadas a animar o embasamento do corpo lateral E., em contraposição ao outro corpo extremo, rasgado por um 2º portal ladeado por 2 óculos polilobados *2. O andar nobre com janelas de sacada servidas por varandins individuais com base em cantaria e guarda em de varas em ferro fundido com pinhas nos extremos, excepto as 3 janelas que sobrepujam o portal princial, encimadas por áticas assentes em consolas - curva na janela central e triangular nas colaterais - com tímpanos decorados por paineis escultóricos em cantaria e servidas por varanda comum, com base recortada. O alçado é superiormente rematado por cornija articulada com platibanda de balaústres ritmados por plintos, acima da qual se reconhece a abertura de janelas trapeiras que assinalam a existência de um piso ao nível da cobertura. INTERIOR: destacam-se como principais espaços de organização e distribuição da compartimentação interna, vestíbulo - de planta rectangular com muros laterais rasgados por portas - articulado com caixa de escadaria, ligeiramente sobrelevada e de muros parcialmente curvos, precedida por arco abatido recortado em cantaria (guarnecido por guarda-vento): escada de madeira, de lanço recto inicial e patamar com troços divergentes, conducentes ao andar nobre e iluminados por clarabóia rectangular. Este circuito é complementado por corredor em redor da caixa da escadaria e por escada de serviço, os quais asseguram a circulação interna e o acesso a pátio de planta rectangular, no alçado posterior. Principais compartimentos dispostos contiguamente aos alçados principal e posterior e de modo directamente comunicante entre si (acede-se a pequeno terraço através de sala do 1º andar, localizada no extremo NO.)
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque pintado e trabalhado, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos (séculos 16 e 17), porcelana
Observações
*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo. *2 - consequência das obras de ampliação realizadas no imóvel em meados do século 20 e que no seguimento da fragmentação do imóvel em duas entidades espaciais distintas, se passou a constituir como o acesso principal do corpo acrescentado (n.º 34). *3 - apesar de restaurada, a zona intervencionada apresenta-se em fase de desagregação e de destaque.