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Palacete Pereira Costa

Palacete Pereira Costa

O ponto de interesse Palacete Pereira Costa encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Palacete pombalino e neoclássico, de planta quadrangular simples, com cobertura alteada em mansarda. Fachadas rebocadas e pintadas, com molduras, pilastras, frisos e cornijas em cantaria. Fachada principal com três registos, pertencendo os dois primeiros ao período pombalino, como se comprova pela modinatura dos vãos, pela marcação do andar nobre com alternância do remate dos vãos entre a cornija simples e a cornija semi-curva. Modelo que tem simultaneamente no palácio Quintela-Farrobo (v. PT031106150052) o seu ponto culminante e de ruptura. O terceiro registo, de construção oitocentista, insere-se dentro do neoclássico, com recurso á janela termal, ladeada por pilastras e aletas, e ao remate com frontão triangular. A mansarda e o recurso a placagem de ardósia apontam para modelos de inspiração francesa, com paralelo no palacete Nunes Correia (v. PT031106140950), de risco do mesmo arquitecto. Dispõe de terraço e mirante sobre galeria, numa lógica que se articula com as novidades da vivência oitocentista, que privilegia cada vez mais o conforto. O interior organiza-se em torno de corredor central, que circula a escadaria principal, estando o salão principal voltado para a fachada posterior.

Planta quadrangular, de massa simples paralelepipédica, com telhado de 4 águas, revestido por placas de ardósia, alteado em mansarda rasgada regularmente por trapeiras, com água-furtada, chaminé paralelipipédica do lado direito e clarabóia quadrangular ao centro. As fachadas, divididas em três pisos, mais piso em mansarda, são rebocadas e pintadas de amarelo, com embasamento, pilastras nos cunhais, molduras, frisos e entablamento em cantaria simples de calcário. A fenestração é diferenciada, mas de ritmo regular. Fachada principal voltada a O., divide-se em três registos, com marcação do andar nobre ao nível do segundo. No primeiro piso rasgam-se ao centro duas portas de madeira almofadadas, guarnecidas com óculos em ferro forjado, com moldura em cantaria recortada, abaulada nos ângulos internos superiores e com marcação da pedra de fecho. De cada lado das portas centrais rasga-se uma janela de peitoril de moldura recortada simples e porta de desenho idêntico ás primeiras. O segundo piso apresenta seis vãos correspondes, de sacada, com moldura recortada, sendo que os dois centrais, sobrepujados por cornija ondulada sobrelevada, dispõem de sacada corrida de cantaria e guarda de ferro forjado, de desenho côncavo ao centro, assentando os seis modilhões de suporte na moldura das portas centrais do piso inferior. Os restantes vãos dispõem de sacada individual, também de cantaria sobre modilhões e com guarda de ferro forjado, e são rematados por cornija simples sobrelevada. O terceiro piso, sobre friso e cornija saliente, é guarnecido por varanda corrida em ferro forjado, que se prolonga para a fachada lateral direita. Ao centro abre-se janela termal, com brasão fingido e grinaldas no eixo, enquadrada por duas pilastras e aletas sobre platibanda, animada por rosetas, e rematado, ao nível do entablamento, por frontão triangular, com roseta no centro. Rasgando-se nos extremos duas janelas de sacada de remate ligeiramente abatido com elemento decorativo no eixo. No andar em mansarda contam-se três trapeiras. Anexo a S. da fachada principal está o muro alto que fecha o terraço, em alvenaria, com embasamento em cantaria e ritmado por frisos verticais, onde se colocam pequenas mísulas decorativas, também em cantaria, abrindo-se ao centro portão de moldura recta simples. Sobre o muro dispõe-se galeria, com portadas de ripas de madeira e cobertura em berço de alumínio. A fachada lateral esquerda, dividida em quatro registos, é rasgada regularmente por cinco vãos de peitoril, de moldura rectilínea em cantaria, em cada piso. Exceptuando no primeiro piso onde, de E. para O se rasgam duas portas com sobrelojas, guarnecidas por gradeamento em ferro forjado, entre as quais se anexa portão vazado de ferro, seguidas de três janelas cujas dimensões diminuem com o aumento da cota do terreno. As primeiras duas janelas do segundo piso apresentam-se igualmente protegidas por gradeamento em ferro forjado, sendo que a primeira das quais corresponde a um primeiro piso efectivo, dado o declive do terreno. A fachada lateral direita articula-se com o terraço, fechado a O. por galeria constituída por cinco arcos de volta perfeita, assentes em colunas dóricas, formando cobertura de abóbadas em ogiva. Do lado direito arranca escada metálica que acede ao mirante, rasgado inteiramente por janelas de peitoril de remate de volta perfeita, em madeira lacada, guarnecidas exteriormente por guarda corrida em ferro forjado, com cobertura em abóbada de berço em alumínio. No interior as janelas encontram-se lacadas de branco, sobre lambrim também de madeira lacada, cobertura com tecto falso de placas de esferovite. Do portão principal arranca rampa, ladeada por estruturas cobertas em alumínio servindo de estacionamento. A fachada lateral direita divide-se em três pisos, mais mansarda, com embasamento em cantaria, e rematada com cornija sobre friso. No primeiro piso á direita o pano murário avança ligeiramente, anulando a pilastra no cunhal, abrindo-se aí porta á face, segue-se uma porta com moldura em cantaria recortada, e três janelas de peitoril, cuja moldura, com o mesmo recorte da anterior, indica que originalmente seriam portas, sobre as duas primeiras abrem-se óculos semicirculares e finalmente porta. O segundo piso é rasgado por cinco vãos de sacada, de moldura recortada, e rodeada por varanda corrida em cantaria sobre modilhões, com guarda em ferro forjado, que se prolonga para a fachada posterior. O terceiro piso sobre friso e cornija é rasgado por seis vãos de sacada com remate em arco abatido, dispondo de varanda corrida em cantaria com guarda em ferro forjado, prolongando-se para a fachada principal e pautada por arcos plenos de sustentação. A fachada posterior divide-se em três registos, sob alto embasamento em alvenaria, onde se rasgam os vãos rectangulares das caves. Ritmada por cinco vãos correspondentes, sendo no primeiro piso de peitoril, e no segundo em sacada, com varanda corrida em alvenaria sobre modilhões, com guarda em ferro forjado. No terceiro piso, sobre friso e cornija, abrem-se seis vãos, de moldura em arco abatido, sendo os três da direita geminados. INTERIOR: em quatro pisos, correspondendo o último á mansarda, organizados em torno de escadaria quadrangular ao centro, encerrando no interior a caixa do elevador, na sequência do qual se desenvolve corredor de acesso aos diferentes compartimentos. Dispõe de eixo de circulação secundário entre pisos por escadaria de serviço colocada á direita da principal, que liga inclusivamente á cave. Esta encontra-se actualmente dividida por muro de alvenaria, pelo que efectivamente o edifício dispõe de duas caves, uma com acesso exterior, por portas situadas na fachada lateral esquerda, com cobertura em abóbada de arestas, sobre arcos de volta perfeita em alvenaria. A outra cave, com acesso interno, apresenta cobertura semelhante e revestimento de paredes em azulejo policromo pombalino, funcionando como arquivo. O primeiro piso com acesso por vestíbulo, com pavimento em mármore branco e negro, pautado por quatro colunas jónicas sobre plinto, duas das quais adossadas. Neste piso destaca-se sala voltada a E. da fachada lateral esquerda, com tecto pintado com motivos geométricos e vegetalistas estilizados, em tons de rosa. E ainda a antiga cozinha, a S. da fachada posterior, da qual subsiste chaminé com moldura em calcário de lioz e pavimento no mesmo material. Pela escada secundária acede-se a piso em sobreloja, correspondente aos óculos semicircular da fachada lateral direita. No segundo piso, correspondente ao andar nobre, destaca-se sala no ângulo norte da fachada principal com tecto pintado, fingindo decoração em estuques que sobressai de fundo verde, formando grelha esquadriada preenchida por motivos fitomórficos e vegetalistas, enquadrando cartelas onde animais fantásticos se mesclam com enrolamentos vegetalistas, culminado ao centro em grande cartela de onde pende candelabro dourado. Soalho em parquet, e lambrim imitando embrechados de mármore. No eixo N. coloca-se lareira em mármore, encimada por grande espelho com moldura em talha, ladeada por duas portas almofadadas, lacadas de branco, com molduras em dourado, encimadas por cornija ondulada, sobre motivos fitomórficos. No eixo E. abre-se porta de desenho semelhante, que dá acesso ao corredor central, e no eixo S. porta dando acesso a sala contígua. Esta sala apresenta tecto decorado por estuques e pintura imitando estuque dourados sobressaindo sobre fundo branco. Ao centro medalhão preenchido por ornamento composto de motivos florais e vegetalistas, de onde pende grande candelabro dourado, em cujos eixos se distribuem grandes medalhões semicirculares preenchidos por motivos fitomórficos, na sequência dos quais se colocam medalhões ovalados, com molduras destacadas com figuras alegóricas nos extremos, preenchidos por putti alegóricos. Pavimento em parquet e paredes forradas a papel decorativo verde até altura do lambrim em madeira lacada de branco, com molduras douradas. As portas nos eixos N. e S., que comunicam com salas contíguas, lacadas a branco, apresentam almofadas animadas a dourado, com moldura rematada também a dourado, e encimadas por friso decorado com motivos fitomórficos, tendo ao centro pequeno óculo com putti relevado, encimado por cornija em talha. A porta no eixo E., voltada para o corredor central, é semelhante ás restantes, não apresentando contudo remate com friso e cornija. Voltada para o centro N. da fachada lateral esquerda, pequena sala com tecto pintado em tons pastel de rosas, verdes, azuis e beges, apresenta decoração com motivos fitomórficos e vegetalistas estilizados. O grande salão do palacete volta-se para a fachada posterior, dispondo de grande amplitude de vistas para a cidade e rio. O tecto apresenta decoração que combina o dourado e o branco dos relevos em estuque com medalhões pintados. Ao centro da composição encontra-se grande medalhão com figuras alegóricas e motivos fitomórficos, de onde pende grande candelabro dourado. Na sequência dos eixos E. e O. do medalhão central dispõem-se paralelamente dois medalhões contendo ao centro rosto humano encimado por jarra de flores, ladeado por putti. Nos ângulos encontra-se a figuração de leões encimados por jarras de flores, de onde partem grinaldas de frutas sustentadas por pombas. A decoração do tecto completa-se com seis medalhões, com molduras em dourado, onde se observam diferentes paisagens, representando, respectivamente, um solar, um castelo, um palacete, uma igreja e um convento. A restante composição é cheia por um padrão reticulado de rosetas destacadas sobre o fundo dourado. A sanca é preenchida por uma sequência de bolas encimadas por cruz, sob arquinhos. As paredes da sala apresentam uma decoração que combina os mármores com o branco, as molduras douradas e os frisos preenchidos por parras a branco sobre fundo dourado. Destaque para a parede N. dominada por grande espelho, em cujo eixo superior se coloca máscara e em cujos topos superiores se encontram figuras femininas aladas. As duas portas na parede O. são rematadas por cornija, sobre a qual se encontram molduras semicirculares preenchidas por figuras alegóricas relevadas em branco sobre fundo dourado. No topo S. há uma divisão do salão, conseguido pela colocação de pilastras avançadas, em cujos ângulos superiores se colocam modilhões decorativos, sobre a figura alegórica de leões, e de onde pendem cachos de uvas. As restantes salas deste piso apresentam decoração da década de 70 do século 20, pautada pelo uso de alcatifas e madeiras, com particular destaque para sala localizada no lado direito da fachada principal, cujas paredes se revestem completamente por madeira oriunda de Moçambique. No piso amansardado a distribuição das salas repete o modelo do piso anterior. Entre a caixa do elevador e o corredor principal desenvolve-se corredor fechado, cuja sanca é decorada por motivos vegetalistas e fitomórficos em estuque.

Materiais

Estrutura de alvenaria mista, rebocada e pintada; molduras dos vãos, frisos, cornijas, modilhões, pilastras, varandas, frontão e arcadas em cantaria de calcário; guardas de vãos e varandas e portões em ferro forjado, placas de ardósia na cobertura; madeira nas portas exteriores e interiores; alumínio na cobertura do mirante; mármore na decoração do átrio e salas do andar nobre; lioz na chaminé e pavimento da antiga cozinha; estuque em salas do andar nobre e piso em mansarda; azulejo policromo no revestimento da cave.

Observações