Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita, com sacristia adossada ao lado esquerdo e torre sineira à direita da fachada principal, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira, de masseira na nave e em falsa abóbada de berço na capela-mor, iluminada uniformemente por janelas em capialço rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em empena contracurvada, de inspiração borromínica, com os vãos rasgados em eixo composto por portal em arco abatido e por janela rectilínea. Fachadas flanqueadas por cunhais apilastrados, encimados por pináculos, rematadas por friso e cornija e rasgadas por portas travessas em arco abatido. Interior com coro-alto, sob o qual surge a pia baptismal, com confessionários embutidos nas paredes da nave e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, flanqueado por retábulos de talha pintada, dispostos em ângulo, tardo-barrocos, do mesmo estilo do retábulo-mor.
Planta longitudinal composta por nave única, capela-mor mais estreita, com sacristia de planta rectangular adossada ao lado esquerdo, e torre sineira, de planta quadrada, adossada à fachada principal, no lado oposto, de volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo nos volumes da capela-mor, sacristia e torre sineira e em aparelho rusticado na nave, com as juntas pintadas de branco, excepto na torre sineira. As fachadas do corpo da nave são percorridas por embasamento de cantaria, com remates em friso e cornija, e com os cunhais apilastrados, três deles firmados por pináculos de fogaréu sobre altos plintos paralelepipédicos; as do corpo da capela-mor rematam em cornija. A fachada principal, voltada a NO., é rematada em empena contracurvada, com cruz latina no vértice, assente em duas ordens de plintos; é rasgada por portal em arco abatido tendo pedra de fecho recortada e rematada por motivo concheado, com moldura recortada, sendo ladeado inferiormente por volutas e, superiormente, por volutas com pingentes, e rematado por cornija contracurvada. Sobre o portal, janelão rectilíneo com moldura recortada, tendo, no lintel, volumosa concha envolta pelo remate também concheado e ladeado por volutas com brincos. No lado direito, a torre sineira, com três registos divididos por cornija, o inferior cego, o intermédio com janela em forma de losango, em cada uma das faces, surgindo, na posterior, um relógio de sol e o superior com quatro sineiras de volta perfeita, a posterior encimada por relógio. Remate em cornija saliente com fogaréus sobre altos plintos paralelepipédicos nos ângulos e cobertura em coruchéu piramidal, encimada por cruz latina de hastes rectas. Na face lateral direita, sobre a cornija, surge um cata-vento metálico. As fachadas laterais são semelhantes, tendo, no corpo da nave, porta travessa em arco abatido e rematada por cornija, a esquerda com a data "1789" avivada a negro, e por janela rectangular em capialço. A capela-mor tem janela semelhante no lado direito e, no esquerdo, a sacristia adossada, com porta uma fresta capialçada no alçado direito e, no alçado oposto, recebe o volume da sacristia, rasgado por porta de verga recta emoldurada na face NO. e por janela rectilínea, na face NE.. Fachada posterior cega, em empena alteada acima da cornija, com cruz latina de hastes rectas no vértice e pináculos piramidais nos ângulos, sendo visível a empena da nave, marcada por plinto em forma de balaústre. O recorte direito da cabeceira recebe um esbarro angular. No lado direito, o corpo da sacristia, cego. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura de madeira em masseira na nave e em falsa abóbada de berço de madeira na capela-mor, pintadas de azul e assentes em cornija do mesmo material, a da nave com cinco tirantes metálicos; esta tem, ao centro, medalhão envolto por rosas, com a imagem de Santa Comba, pintada a óleo; pavimentos em ladrilho de granito industrial, o da nave com estrados laterais de madeira. Coro-alto assente sobre estrutura de cimento armado e com guarda de madeira, com acesso por escadas de dois lanços, no lado da Epístola. Portal axial protegido por guarda-vento de madeira com portas envidraçadas, sendo ladeado por pia de água benta concheada do lado da Epístola e, do lado oposto, pela pia baptismal granítica com tampa de madeira. Confrontantes, dois confessionários embutidos na parede e com portas de madeira. A nave é rasgada por portas travessas, ladeadas por pias de água benta. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia sobre consola, guarda de madeira torneada e acesso por escada de pedra adossada no lado direito, com guardas também de madeira, encimado por baldaquino, rematado por pequena cúpula. No lado oposto, um retábulo de talha, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, inserido em nicho embutido na parede. O arco triunfal é de volta perfeita, assente em pilastras, apresentando vestígios de pinturas murais e ostenta, no fecho, a cruz da Ordem de Cristo relevada. É flanqueado por dois retábulos dispostos em ângulo, dedicados a Nossa Senhora dos Prazeres (Evangelho) e Sagrado Coração de Jesus (Epístola). A capela-mor é protegida por teia e está elevada por um degrau, tendo, no centro, altar em cantaria de granito, assente em dois pilares. Retábulo-mor de talha pintada de branco, dourado e marmoreados fingidos, de planta recta e três eixos, definidos por quatro colunas de fuste liso e capitéis coríntios, e por quatro pilastras, todas assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, com as faces ornadas por motivos fitomórficos; ao centro, tribuna de volta perfeita com o fundo pintado de azul, pontuado por estrelas, criando a ilusão de firmamento, integrando pequeno painel de volta perfeita e moldura de talha, que emoldura o degrau superior do trono, com degraus de perfil côncavo; tem sacrário embutido na base, com a porta ornada por cruz, flanqueada por anjos atlantes e encimada por sanefa. Os eixos laterais possuem mísulas galbadas, encimado por baldaquino com sanefa; na base destes, portas rectilíneas de acesso à tribuna. Remate em duplo frontão interrompido, encimado por anjos de vulto, que centram pequeno espaldar curvo, rematado por cornija e ornado por cartela e festões. Altar paralelepipédico, decorado por elementos fitomórficos. No lado do Evangelho, porta de verga recta, de acesso à sacristia.
Materiais
Estrutura em granito, rebocado; modinaturas, frisos e cornijas, pilastras, pináculos, cruzes das empenas, embasamento, arco triunfal, pias baptismal e de água benta, bacia do púlpito e escadas de acesso ao mesmo, altares colaterais em cantaria de granito; portas, retábulos (em talha), confessionários, coberturas interiores, cornijas internas, guardas do púlpito e das escadas de acesso ao mesmo, guarda voz, guarda-vento, guardas do coro-alto e das escadas de acesso ao mesmo, teia da capela-mor e estrados sobre o pavimento em madeira; tecto da nave com tela pintada; gradeamento das janelas e nos tirantes da nave em ferro; vestígios de pinturas murais no arco triunfal; pavimento em ladrilho de granito industrial; coro-alto e escadas de acesso ao mesmo em cimento armado; janelas com vidro simples; empenas e juntas em cimento; juntas com tinta branca; coberturas exteriores e cumeeira em telha de aba e canudo.
Observações
*1 - o local onde assenta a sede de freguesia foi um domínio do altaneiro castelo pré-nacional de Longroiva, que, no séc. 10, pertencia aos condes D. Rodrigo e D. Leodegúndia; pela sua vizinhança do Douro, deve Santa Comba ter sido uma das pequenas povoações herdadas daqueles senhores por sua filha D. Flâmula, ou Châmoa Rodrigues, que no seu testamento de 960, ordena se vendam "estes haveres da região, para obras pias, a bem da sua alma"; a antiguidade do orago, que deu o nome ao local, está de acordo com estes factos, mas o povoamento deve recuar bastante mais, para o que bastará atender à proximidade de Longroiva. *2 - anteriormente, a cobertura da capela-mor apresentava-se decorada com estrelas, semelhante à decoração existente no fundo da tribuna do retábulo-mor.