Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

O ponto de interesse Capela de São Sebastião encontra-se localizado na freguesia de Muxagata no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, vernácula e barroca. Capela de planta longitudinal, com nave e capela-mor mais estreita, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira, em masseira na nave e em falsa abóbada de berço na capela-mor, escassamente iluminada por janela em capialço, rasgada na fachada lateral direira. Fachada principal em empena, rasgada por portal em arco de volta perfeita. Fachadas rematadas em beiral, a lateral direita rasgada por porta travessa de verga recta. Interior com arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes e retábulo-mor de talha dourada do estilo barroco nacional, de planta recta e três eixos.

Planta longitudinal simples, com nave e capela-mor mais estreita, de massas simples e disposição horizontalista, com coberturas diferenciadas e escalonadas, com a capela-mor mais baixa, em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinzento escuro, as laterais rematando em beiral. A fachada principal, voltada a O., remata em empena com cruz latina no vértice, sendo rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura de granito, tendo as juntas pintadas de branco, protegido por porta de duas folhas de madeira pintada de verde e almofadada. Fachada lateral esquerda, virada a N., cega, sendo a oposta rasgada por porta travessa de verga recta, com acesso por dois degraus, e moldura simples de cantaria, no corpo da nave e, no da capela-mor, por fresta rectilínea e com moldura de granito, em capialço. Fachadas posterior cega, em empena. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por azulejo de padrão policromo, monocromo, azul sobre fundo branco, formando silhar, com cobertura de madeira em masseira na nave, com quatro tirantes de ferro e pavimento em ladrilho cerâmico. No lado do Evangelho, roupeiro de madeira pintada de branco *1, surgindo, no lado oposto, retábulo de talha pintada de branco e azul, com os ornatos sublinhados a dourado. Arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes, com as juntas preenchidos a cimento, sendo ladeado por duas mísulas de granito, pintadas de branco, com imaginária. A capela-mor, elevada por um degrau, tem as paredes e pavimento semelhantes aos da nave, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira. A parede testeira é ocupada pelo retábulo de talha dourada, de planta recta e três eixos, definidos por seis colunas torsas, ornadas por pâmpanos e assentes em consolas ou em plintos paralelepipédicos com as faces ornadas por elementos fitomórficos, e por quatro pilastras com os fustes decorados, que se prolongam em cinco arquivoltas, três torsas, unidas no sentido do raio, formando ático semicircular, decorado com acantos enrolados; o fecho, bastante saliente, é ornado por coração inflamado; ao centro, tribuna em arco de volta perfeita, com o interior dividido em apainelados, decorados com acantos e protegido por vidraça; os laterais formam apainelados de perfil curvo, onde se integram mísulas; sob estes, dois vãos rectilíneos, ocultados por cortinas de veludo e de acesso à tribuna; altar paralelepipédico, encimado por sacrário decorado por acantos.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintadas; molduras, mísulas, arco triunfal e cruz da empena em cantaria de granito; portas, coberturas interiores, retábulos, imaginária, bancos e roupeiro em madeira; silhares de azulejo industrial; pavimento em ladrilho; tirantes da nave e caixilhos da fresta em ferro; fresta, porta do camarim e portada da tribuna do retábulo-mor, em vidro simples; coberturas exteriores em telha de aba e canudo.

Observações

*1 - o roupeiro é proveniente da sacristia da Igreja de Santa Maria Madalena. *2 - na Igreja de Santa Maria Madalena, este retábulo era dedicado a Nossa Senhora de Fátima. *3 - anteriormente, a imagem do Senhor Morto estava numa caixa de madeira, na parede do lado do Evangelho da capela-mor.