Arquitectura de comunicações e transportes, oitocentista. Ponte rodoviária e pedonal lançada sobre rio, de um arco centralizado, apoiado lateralmente em muros mais espessos e afloramentos rochosos nas margens, com tabuleiro plano e guardas metálicas; possui passeios para peões.
Ponte lançada, com um arco de volta perfeita de grandes dimensões, com arquivolta de uma só fiada de aduelas paralelepipédicas, tendo, nas aduelas de fecho, as datas "1855". O preenchimento lateral e superior do arco é feito por blocos aparelhados regulares, ao centro de perfil boleado. Em plano superior, apoia-se lateralmente num muro mais espesso, que vai alargando progressivamente até à margem, formando falsa consola; este assenta em afloramentos graníticos nas margens. Guardas de duas fiadas de blocos aparelhados, nos extremos e em gradeamento de ferro, surgindo três gárgulas de cada lado, na cota do pavimento, em paralelepípedos, para escorrimento de águas; lateralmente, o tabuleiro possui dois passeios pavimentados com blocos de cantaria em xadrez branco e preto, para travessia de peões.
Materiais
Granito na estrutura; guardas em ferro.
Observações