Arquitectura residencial, barroca. Solar com 3 pisos e disposição horizontalista dos volumes, em redor de pátio interior quadrangular. Profusão decorativa no alçado principal não se repetindo nos restantes, de linhas sóbrias. Piso superior nobre e de maior riqueza decorativa que o piso térreo. Este é marcado por portas e janelas rectilíneas. o piso nobre apresenta janelas de guilhotina, com entablamente e aventais decorados com pingentes. Piso superior marcado por óculos ovais. Portais emoldurados por pilastras e rematados por frontão interrompido. O pórtico principal ocupa o pé direito correspondente a dois pisos. Varandas nas áreas laterais da fachada. Pátio interior de grandes dimensões. Ausência de escadaria monumental centralizada. A cruz que remata o portal de acesso aos jardins e Quinta é igual à usada nas armas do Bispo de Lamego D. Frei Feliciano de Nossa Senhora ( 1742 - 1771 ). Integração de peças provenientes de edifícios destruídos na estrutura do edifício, com carácter museológico.
Planta rectangular, composta e irregular, desenvolvendo-se em redor de um pátio central, com disposição horizontal das massas e coberturas diferenciadas de telhados a duas e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cunhais apilastrados e remates em friso e cornija. Fachada principal virada a SO., composta por corpo central e dois laterais, o primeiro rasgado por pórtico principal centralizado emoldurado por pilastras e encimado por arquitrave e frontão curvo interrompido, com brasão de armas do bispo fundador e pináculos. Ladeiam-no, no piso térreo, quatro vãos de janela rectangulares e, sobre eles, janelões de arco abatido, emoldurados por frontões contracurvados e aventais. Os dois corpos laterais, com fenestrações rectangulares e portas no piso térreo, apresentam, no segundo piso, varandas corridas graníticas com balaústres, para onde abrem três janelas de sacada, encimadas por frontões interrompidos e triangulares. A NO., portal de acesso aos antigos jardins e quinta episcopais, encimado por ameias, coruchéus e cruz de Cristo *1. Fachada NO. com fenestrações rectangulares e porta de arco abatido. No segundo piso, fenestrações igualmente rectangulares. Junto à cornija, cinco vãos de menores dimensões, ladeados por três óculos polilobados. Na fachada NE., três corpos avançados, fenestrados, ladeiam dois mais recuados, igualmente fenestrados com varanda de balaústres assente em arcarias a pleno centro. Fachada SE. com fenestrações rectangulares, que se dividem por três panos, definidos por pilastras. No ângulo com o Passo da Via Sacra portão de ferro, com decoração fitomórfica *2. O pátio tem, no lado SO., portal central de arco abatido, ladeado por duas janelas rectangulares e, no segundo piso, cinco janelões rectangulares com aventais decorados com pingentes, encimados por platibandas sobrepujadas por molduras de óculos ovais cegos, situação que se repete nos restantes três alçados, à excepção do SE., onde são vazados. A SE., no piso térreo, duas fenestrações rectangulares e duas portas de arco abatido, ladeiam janela dintelada, ornada com colunelos finos, de onde arranca arco trilobado, e remate em arco canopial *3 . O segundo piso é igual ao anterior. A NE., portal central emoldurado por pilastras e arquitrave, com frontão curvado e contracurvado interrompido, ladeado por fenestração e porta rectangulares. No piso superior, janela central rectangular emoldurada e de avental, ladeada por duas janelas de sacada. A NO., no piso térreo, três portas de arco abatido alternam com duas fenestrações rectangulares emolduradas. No INTERIOR, os espaços foram adaptadas à sua função museulógica, com salas sucessivas, dispostas em quatro alas, em redor do pátio interno. Coberturas de madeira, em masseira ou caixotões. A primitiva capela é oitavada, com abóbada em estuque, ornada com pinturas.
Materiais
Granito, rebocos, madeiras.
Observações
*1 - utilizada nas armas do bispo de Lamego, D. Frei Feliciano de Nossa Senhora (1742-1771). *2 - proveniente da Capela do Santíssimo Sacramento da Sé de Lamego. *3 - janela quinhentista que se encontrava na R. Nova, freguesia de Almacave, a funcionar como peça de museu. *4 - duas pinturas, representando o Senhor atado à coluna e um Ecce Homo, bem como uma "Visitação" de Pedro Alexandrino de Carvalho, assinada e datada de 1790. *5 - de entre as peças, destacam-se as capelas do claustro, dedicadas a Nossa Senhora da Penha de França, a São João Evangelista, a São João Baptista e a Capela do Desterro; a pintura do Cristo no Horto, uma representação do Calvário, duas lâmpadas, um cálice de prata e paramentaria vária; vieram, ainda, peças de monumentos como: São João de Tarouca (Nossa Senhora do Ó), Quinta da Salada, em Cambres (altar), Palácio Valmor em Lisboa (azulejos), Sé de Coimbra (azulejos hispano-mouriscos); parte do espólio de ourivesaria foi ofertado, conhecendo-se alguns nomes, como João Almeida, Maria Emília Pinto de Lemos, Maria Virgínia Montenegro Flórido, Humberto Leitão, Maria Adelaide Calder, Joaquim de Assunção Ferraz, Humberto Macedo Chaves Ferraz e Cláudio Ferraz Lacerda.